Alemã pode obter o bi do Circuito das Maiores Maratonas

Redação Webrun | Maratona · 07 ago, 2009

Irina faturou a edição passada do WMM junto com Martin Lel (foto: Divulgação/ Photo Run)
Irina faturou a edição passada do WMM junto com Martin Lel (foto: Divulgação/ Photo Run)

A alemã Irina Mikitenko está perto de conquistar seu segundo título consecutivo do Circuito das Maiores Maratonas do Mundo, o World Marathon Majors Series. Caso ela vença a maratona do Campeonato Mundial de Atletismo no próximo dia 23 em Berlim, terá acumulado pontos suficientes para conquistar o prêmio de 500 mil dólares e ainda cravar seu nome na história do esporte mundial.

O feito a colocará ao lado da britânica Paula Radcliffe e da legendária Grete Waitz, da Noruega, por ter vencido num mesmo ano a Maratona de Londres e o Campeonato Mundial. Radcliffe fez a dobradinha em 2005, enquanto Waitz o fez em 1983.

Mikitenko venceu o circuito 2007-2008 e atualmente figura na liderança da edição 2008-2009 com 75 pontos, uma diferença de 35 para a segunda colocada Dire Tune da Etiópia e 45 para a russa Alevtina Biktimirova. As duas oponentes estarão no field do mundial, mas uma nova vitória da alemã tornaria impossível que alguém a alcançasse.

As maratonas de Londres, Berlim, Boston, Chicago e Nova York servem para pontuar no Circuito. Os atletas também podem usar a maratona da Olimpíada e do Campeonato Mundial como forma de obter pontos.

Masculino – Entre os homens o queniano Samuel Wanjiru é o atual líder do Circuito, mas avisou que não vai competir o mundial para se dedicar à Maratona de Chicago, no dia 11 de outubro. O etíope Deriba Merga, segundo colocado no ranking com 35 pontos de diferença para Wanjiru estará na capital alemã e tem a chance de encostar no oponente em caso de uma vitória.

Também estarão na prova Tsegaye Kebede (ETI), que tem 40 pontos de diferença para Wanjiry e o bicampeão da Maratona de Nova York, Marílson Gomes dos Santos, que acumula 25 pontos. O ex-campeão da Maratona de Chicago Robert Kipkoech Cheruiyot (QUE) também confirmou participação.

A maratona masculina será disputada no sábado (22) a partir das 11h45 (hora local) e caso Deriba Merga fature a disputa, se tornará o primeiro a obter o título de campeão da Maratona de Boston (em abril) e do Mundial num mesmo ano. Os defensores do título da edição 2007, disputado em Osaka (Japão), são os quenianos Luke Kibet e Catherine Ndereba.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!