Africanos chegam com força à 26ª edição da 10KM Tribuna FM 2011

Redação Webrun | Corridas de Rua · 12 maio, 2011

Eunice Kirwa é a atual bicampeã da prova e dona do melhor tempo feminino de 32min52  em 2009 (foto: Guilherme Dionízio/FMA)
Eunice Kirwa é a atual bicampeã da prova e dona do melhor tempo feminino de 32min52 em 2009 (foto: Guilherme Dionízio/FMA)

Os africanos chegam com força à 26ª edição da corrida 10KM Tribuna FM, que será realizada em Santos (SP), dia 15 de maio, na praia do Gonzaga a partir das oito horas. No total serão 13 corredores do Quênia, Tanzânia e Etiópia, com grande destaque para os quenianos Joshua Kiprugut Kemei, vice-campeão em 2008 e Eunice Kirwa, atual bicampeã da prova e dona do melhor tempo feminino de 32min52, em 2009.

Os dois principais cotados são treinados por Luis Antonio dos Santos e Moacir Marconi, o Coqunho, ex-maratonista e dono de um centro de treinamento no interior do Paraná. Para a queniana, a prova é uma das melhores que já competiu. “Essa corrida é muito boa, forte, com uma estrutura fantástica e perfeita para alcançarmos marcas”, comenta a atleta que conquistou a terceira colocação na São Silvestre 2010.

Joshua também já conquistou os títulos das meias maratonas do Rio de Janeiro 2010 e de Recife, em 2009. Além dos dois competidores, os quenianos Nicholas Kimeli Keter, vencedor dos dez quilômetros Kapsabet 2011, Kipkemei Mutai, terceiro colocado nos dez quilômetros Kagoshima, no Japão, e Dessalegn Biru Gemechu, estarão presentes na corrida.

Ainda entre as mulheres, Agnes Cheserek, campeã da Meia Maratona de São Paulo 2011, Maurine Jelagat Kipchumba, terceira colocada na Volta da Pampulha 2010 e campeã dos dez quilômetros do Rio, em 2009, Nelly Jepkurui, primeira colocada nos dez quilômetros de Vitória e da Meia Maratona de São Bernardo em 2010, e Radiya Mohamed Roba, também participarão da competição.

Da Etiópia estarão presentes Alene Amere Reta, no masculino, e Shewarge Amare, no feminino, vice-campeã da Meia Maratona do Rio, campeã da Meia da Columbia e dos 15 quilômetros no Equador, todos em 2010. Além destes, os tanzanianos Nasibu Jumanne Nkuwi, no masculino, e Catherine Lange Yuku, no feminino, também disputarão a prova.

Atualmente o Quênia tem sete títulos na competição, três no masculino e quatro no feminino, e o angolano João Ntyamba possui três títulos, sendo que os atletas africanos venceram nove dos últimos 11 anos da prova.

A entrega dos kits dos atletas será entre os dias 12 e 14 de maio, no Ginásio Unilus, na Rua Batista Pereira, 275. A retirada deve ser feita das 12 às 21 horas, nos dias 12 e 13 demaio, e no sábado, dia 14 de maio, das nove às 18 horas. No mesmo local será realizada a Expo Esportes, com stands com a venda de artigos esportivos e demonstrações de patrocinadores.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!