Adriano Bastos venceu a prova (foto: Donata Lustosa/ Webrun)
São Paulo – A etapa paulista das 10 Milhas Mizuno foi realizada nesse domingo (02) na USP. Pessoas de todas as idades participaram da prova que contou com um pouco mais de 16 quilômetros, o equivalente a 10 milhas. Além da categoria individual, também foi possível participar do revezamento em duplas.
A largada da prova foi dada pontualmente às 8h com os termômetros na casa dos 12 graus. Mas o sol brilhou durante toda competição e esquentou os corredores. A primeira pessoa que cruzou a linha de chegada foi Luis Fernando, que correu com seu irmão gêmeo, Paulo Roberto, no revezamento.
Não tínhamos previsão de fazer a prova com o ritmo forte, a gente ia acompanhar apenas algumas pessoas. Mas eu imprimi um ritmo bom e acabei abrindo bastante dos adversários. Meu irmão pegou a prova com bastante diferença para a segunda dupla e só administrou o ritmo, conta Luis Fernando que iniciou a corrida. Eles terminaram a competição com 49min39seg.
Já entre as mulheres a primeira dupla foi das atletas Shirleide Silva e Jaciene Araújo no tempo de 1h01min. A gente sempre entra para ganhar, porque vivemos disso e viemos de um ótimo treinamento. Apesar de ter muita gente atrapalhando no caminho e alguns trechos de funil, nós fizemos um bom ritmo, revela Shirleide.
Ela também contou que em um dos trechos de funil, ela quase caiu em cima da moto que abria o percurso para os líderes. Teve uma hora que a moto parou de repente, fui em cima dela, ainda bem que não cai no chão, se não teria me machucado, acrescenta.
Muitos atletas amadores também correram a prova em revezamento. Os amigos Roberto Alves, 28 anos e Adilson Ramos, 40 anos, encararam o desafio pela primeira vez. O percurso da prova foi bom. Não era muito difícil. Além de ser uma distância nova para correr, sempre corremos provas em quilômetros. Correr em milhas foi bem interessante, conta Roberto Alves. Ano que vem estamos de volta, acrescenta o amigo Adilson Ramos.
Bárbara Kallas, 40 anos, também ficou satisfeita com a competição. Ela começou a correr esse ano, após se afastar do tênis por causa de uma lesão no punho. Descobri a corrida agora e estou adorando correr. Acho que vou mudar de esporte, brinca a tenista.
Categoria individual – Nas 10 milhas o primeiro lugar do pódio foi para o maratonista Adriano Bastos com 50min35. A prova serviu para o campeão como preparação para o Mundial de Atletismo, que acontece em agosto na Alemanha.
Foi uma prova gostosa, com percurso diferente e que quebrou a rotina de ficar só dentro da USP, conta. O percurso das 10 Milhas Mizuno foi composto por duas voltas de oito quilômetros que saiu pelas ruas de São Paulo.
A prova em si foi bem confortável. Eu administrei até o quilômetro 14 junto com o segundo colocado. Depois eu vi que ele começou a ficar mais ofegante e naquele momento foi hora de apertar o ritmo para vencer, revela.
O próximo desafio de Bastos é a Maratona do Mundial de Atletismo. Ele embarca para Berlim no dia 17 de agosto e corre a maratona no dia 22 do mesmo mês. No feminino a vitória das 10 milhas foi para Rozirene Ferreia com 1h03min42.
As próximas etapas da edição 2009 do Circuito 10 Milhas Mizuno acontecem em Brasília (DF) e também em Belo Horizonte (MG).
Este texto foi escrito por: Donata Lustosa