A importância da pisada para o corredor

Redação Webrun | Maratona · 25 set, 2004

Matthew Nurse explica a importância de usar o tênis correto (foto: Harry Thomas Jr/ WebRun)
Matthew Nurse explica a importância de usar o tênis correto (foto: Harry Thomas Jr/ WebRun)

Você sabe qual tipo de pisada possui? Para os corredores cujo o objeto principal para a prática do esporte são as pernas e os pés esse detalhe é muito importante. Por isso a Nike trouxe para a Feira de Esporte e Saúde da Maratona Pão de Açúcar de Revezamento equipamentos e técnicos especializados para aplicarem o teste da pisada nos visitantes.

Segundo o biomecânico da Nike, Mathhew Nurse, existem três tipos de pisada: a supinadora (passada para fora), a neutra e a pronadora (passada para dentro). “As pessoas tem diferentes jeitos de pisar quando correm. Nós podemos ver como elas pisam analisando o ângulo formado entre a perna e o pé”, revela Nurse. E o teste aplicado mostra o momento exato da pisada .

Este funciona da seguinte forma: a pessoa faz um aquecimento de 30 segundos e depois corre durante um minuto e meio. Enquanto isso, uma câmera de alta velocidade capta imagens dos movimentos dos pés e das canelas da pessoa. Depois as imagens são vistas em câmera lenta pelos especialistas que dão o diagnóstico.

A maior parte dos corredores têm pisada pronadora, mas isso é normal. “É natural que as pessoas pronem um pouco. A forma como nossos ossos são constituídos fazem a gente ter um pouco de pronação” revela Nurse.

Enquanto corremos os ossos das pernas entram em rotação. Quando há um atleta com pronação os ossos dele rotacionam um pouco mais para dentro do que o normal. Por isso aconselha-se usar um tênis adequado para minimizar essa mecânica da perna.

“Usando o tênis correto nós conseguimos mudar o quanto de rotação a perna irá fazer e também diminuir o atrito do joelho. Assim o atleta não irá sentir dor nas pernas na hora de correr”, finaliza Nurse.

Este texto foi escrito por: Donata Lustosa

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!