Conheça os principais locais das competições nos Jogos Olímpicos

Redação Webrun | Atletismo · 04 abr, 2012

O Velódromo foi considerado a segunda melhor construção do ano  (foto: Logoc/ london2012.com)
O Velódromo foi considerado a segunda melhor construção do ano (foto: Logoc/ london2012.com)

A poucos dias do campeonato, que começa no dia 27 de julho deste ano, praticamente toda estrutura da cidade-sede já está pronta para receber os milhares de atletas e turistas do mundo inteiro. Veja os principais locais onde vão acontecer os jogos e como será a Vila Olímpica para os atletas.

Estádio Olímpico – Um campeonato universitário de atletismo vai ter o privilégio de estrear o esperado Estádio Olímpico 2.012 horas antes do início dos Jogos deste ano. Localizada no Parque Olímpico, no bairro de Stratford em Londres, a arena será inaugurada no dia cinco de maio com metade da sua capacidade total, que é de 80 mil pessoas, num festival com a presença de famosos e estrelas do esporte.

A cerimônia de Abertura dos Jogos será feita no estádio no dia 27 de julho, para os Jogos Olímpicos, e 29 de agosto, para os Jogos Paraolímpicos, e promete surpreender os espectadores do mundo todo, o que todas as organizações tentam fazer em todos os Jogos.

O estádio londrino foi o primeiro a ser construído de forma “sustentável”. O aço utilizado é 75% mais “leve” em comparação a outros estádios, segundo a organização.

Ele vai abrigar as provas de atletismo, a partir do dia três de agosto. Cerca de 2.000 atletas vão passar por lá. Provas como a Maratona e a Marcha Atlética serão realizadas nas ruas de Londres, com largada e chegada na Alameda The Mall, passando perto do Buckingham Palace, residência da monarquia britânica.

The Mall – Lugar icônico no centro de Londres, além de ser local para a Maratona e Marcha Atlética, a The Mall também vai ser palco para as provas de ciclismo de estrada.

A alameda foi criada como rota para cerimônias no começo do século XX. Até hoje, cerimônias formais e grandes eventos esportivos, como a Maratona de Londres, passam por ela.

Hyde Park – O maior parque da cidade de Londres, aberto em 1637, vai receber as provas de maratona aquática e triathlon. Eventos culturais, como teatro, shows e filmes também serão realizados ali.

Na próxima página, conheça as inovações do Velódromo, a arquitetura única do Aquatics Centre e o que promete a Vila Olímpica deste ano.

Velódromo – O ciclismo de pista será realizado no Velódromo, construído no Parque Olímpico para a ocasião. Foi considerada a segunda melhor construção do ano pelo Royal Institute of British Architects (Instituto Real de Arquitetos Britânicos).

Também construído da maneira mais “sustentável” possível, o sistema de ventilação 100% natural deve eliminar a necessidade do uso de ar condicionado na arena, além do design que otimiza a luz natural, diminuindo o uso de energia elétrica. Uma parede de vidro na estrutura vai permitir que mesmo quem esteja do lado de fora, possa acompanhar as competições.

Depois dos Jogos, novos investimentos vão chegar à área, com a construção de um circuito de mountain bike e de ciclismo para a comunidade local. Bicicletários, cafés e workshops serão oferecidos. O investimento “vai ajudar Londres a se tornar a capital mundial do ciclismo”, segundo a organização.

Aquatics Centre – Outra construção interessante que vem tomando lugar na mídia é o Aquatics Centre, onde serão realizadas as provas de natação, nado sincronizado, salto ornamental e pentathlon. De design curioso e único, é a primeira coisa a ser avistada por quem chega ao Parque Olímpico.

O centro foi desenhado pela arquiteta iraquiana, radicada em Londres, Zaha Hadid, a primeira mulher a ganhar um Prêmio Pritzker, considerado o mais importante da área, em 2004. Sua marca da arquitetura desconstrutivista, inovadora e visionária ficou impressa no formato ondulado da estrutura.

O Aquatics Centre será aberto para a comunidade, clubes, escolas e nadadores profissionais quando os Jogos terminarem.

Vila Olímpica – A Vila Olímpica já foi anunciada com a proposta de evitar que atletas mais “festeiros”, os que já competiram, atrapalhem o sono daqueles que ainda tem o desafio pela frente.

Isso porque o Parque Olímpico foi construído perto do centro da cidade, a poucos minutos da vida noturna londrina. “Poucas pessoas ficarão aqui na Vila depois de competirem. Se estiverem procurando diversão, eles irão para o centro de Londres, nos clubes e restaurantes”, contou Tony Sainsbury, membro do Comitê Organizador responsável pela Vila Olímpica, ao jornal britânico The Guardian.

A acomodação, com capacidade para 17 mil pessoas, tem ainda alguns diferenciais, como camas mais extensas, para jogadores de basquete e outros atletas mais altos.

Os apartamentos são próximos dos locais onde serão realizados os jogos, com muito espaço verde e até uma área para churrasco e lanchonetes Mcdonalds.

Depois dos Jogos, o complexo de £1,1 bi (cerca de R$3,2 bi) será convertido em 2.800 apartamentos de três e quatro quartos.

Fontes: Folha de S. Paulo, The Guardian, london2012.com

Fotos: London Organising Committee of the Olympic Games and Paralympic Games Limited (Logoc)

Este texto foi escrito por: Fabiana Coletta

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!