Muito tem se escrito sobre a história da Maratona e colocam em duvida que a origem seja o feito do soldado Filipides que teria percorrido o percurso de Maratona a Atenas para anunciar a vitória de Atenas sobre os persas.
Sabendo que o fato se deu em 490 a.c. fica difícil de se saber ao certo se houve ou não tal proeza até porque os que contrariam a tese se baseiam nos relatos , sempre fieis do escritor Heródoto omitindo o fato, mas devemos lembrar que Heródoto se preocupava muito mais em descrever e transmitir através do tempo a vida em sua época e não se atinha a fatos isolados e ouvia com atenção a padres, oráculos e inúmeros gregos testemunhas de seu tempo. Precisa ser dito que Heródoto era nascido em 485 a.c e portanto tinha apenas 5 anos por ocasião do possível feito de Filipedes.
Na época os gregos realmente usavam estafetas para transmitirem suas mensagens e noticias e sabe-se de feitos muito maiores e retumbantes que o que deu nome e origem à Maratona. Diga-se ainda que os estafetas andavam armados e com trajes de soldados para não levantarem suspeitas maiores de que eram desertores e preferiam mandar as mensagens a pé do que a cavalo por julgarem mais seguro.
Quando Coubertin estava idealizando os Jogos olímpicos de 1896 o filólogo Michel Bréal sugeriu a realização de uma prova de Maratona a Atenas e ainda ofereceu um Taça de Prata para ser dada ao ganhador da prova imitado pelo milionário Georgios Averoff que também ofereceu um Vaso antigo e dizem que ainda deu 1 milhão de dracmas ao ganhador..
Sem querer entrar no mérito se Filipedes fez ou não o percurso de Maratona a Atenas vamos lembrar que dias antes tinha ido a Esparta mais de 200 km para solicitar reforço para que Atenas pudesse enfrentar o poderoso exercito Persa comandado por Darius e acredita-se que Filipedes tenha feito o percurso de ida e volta a Esparta (mais de 400 km ida e volta em apenas 3 dias). E, o que falar do exército de 2.000 soldados vindo de Esparta que em 3 dias percorreram os 215 km até Esparta, marchando em grupo, em bloco.
Porque Miltiade que comandava o exército de Atenas não enviaria seu melhor estafeta para dar a excelente noticia à população da cidade que nem esperava a vitória e até aguardava a entrada triunfante dos Persas comandados por Darius.. E diga-se que o percurso possível feito por Filipedes tinha apenas 34 km mais curto e muito mais inóspito que o usado no percurso da Martona de 1896.
E devemos lembrar que esta história de Filipides é a que dá o romantismo, e a simbologia das maratonas nos dias de hoje.
Outras histórias da antiguidade que fazem e justificam o romantismo das provas de longa distancia: Na Roma antiga um grego correu 235 km sem descanso num dos circos romanos, em 68 a.c um garoto de 8 anos percorreu 111 km em um dia e uma noite, ou o feito de Philonides, estafeta de Alexandre o grande que em 24 horas percorreu 200 km, sem falar de mensageiros e estafetas que percorriam distancias entre Constantinopole e Andrinopole em 2 dais cobrindo 320 km.
Alias a corrida de Morat a Friburgo na Suíça também tem a origem em um fato relatado ou uma lenda que relata que um soldado que saiu a cavalo de Morar para dar a noticia d vitória teve seu cavalo abatido e mesmo a pé cumpriu a missão. E apesar de sabermos ser um pouco lendária a grande e tradicional prova Morat Friburo se origina nesta.
E, o que falar da Maratona de Boston que teria sua origem nas batalhas de Lexington e Corcorde.
A primeira corrida longa organizada com classificação e tempos foi em 1831 na Grã Bretanha entre Londres e Brighton num percurso de mais de 80 km. Em 1837 o amador George Dunning vence uma prova de 40km em 2:33.44.
Tem se noticias de provas de longa distancia na Hungria, Noruega e Grécia. Sendo que na Grécia foram feitas 2 seletivas para escolher os representantes gregos para os Jogos Olímpicos e o futuro campeão Spyridon Louis foi apenas o 5º de uma das seletivas.
Para encerrar vamos contar uma história antiga , referente aos Jogos Olímpicos de 1896. Os organizadores italianos do esporte não julgavam que seus atletas tinham chances de conquistar medalhas em Atenas e não enviou a Atenas para os primeiros Jogos Olímpicos atletas como Giovanni Biggini que tinha 4 horas e quatro minutos em um percurso de 50 km entre Milão e Cerbonio nem Carlo Airoldi que venceu prova de 50 km em 4 horas e 22 minutos entre Lecco e Milão. Inconformado Airoldi pediu autorização para competir como avulso em Atenas e como não tinha dinheiro para o transporte decidiu ir à pé a uma média de mais de 50 km por dia. E chegou em ótimas condições mas não pôde participar pois o Comitê de organização acabou não aceitando sua inscrição por que ele eventualmente teria o status de profissional. Dizia-se na época que havia sido uma patriotada grega pois colocavam como objetivo maior dos Jogos Olímpicos a vitória na maratona e o italiano certamente seria um forte obstáculo.
Este texto foi escrito por: Sergio Coutinho Nogueira