Saiba com foi a primeira Corrida de Montanha brasileira

Redação Webrun | Ultra Maratona · 31 maio, 2004

Os três primeiros colocados da Corrida de Montanha (foto: divulgação)
Os três primeiros colocados da Corrida de Montanha (foto: divulgação)

Nesse último domingo 31 atletas experimentaram um novo desafio: a Corrida de Montanha. Esta é uma modalidade diferente que estreou no Brasil. Os participantes tiveram que enfrentar em Extrema, Minas gerais, uma prova de 23 km percorridas por trilhas sinalizadas. Além disso, eles passaram por trechos com diferentes tipos de solo (asfalto, paralelepípedo, terra batida, pasto, pedras, cascalho) e com diversos graus de dificuldade, graças aos aclives e declives (subidas e descidas) naturais em áreas montanhosas.

Dos 23 km iniciais, a prova, para as categorias masculina acima dos 46 anos e feminina, foi finalizada no km 15, para a categoria masculina de 18 a 45 anos no km 18. O motivo: Divergências políticas entre o fazendeiro, que tinha autorizado previamente a passagem da prova em suas terras, com o governo local. Segundo a organização do circuito o fato não diminui o brilho do evento e a alegria dos participantes que puderam sentir o gostinho de correr nas montanhas respirando ar puro e vendo uma paisagem deslumbrante.

O vencedor da categoria de 18 a 45 anos Sidnei Moisés Pereira (Equipe Ajaa/cimed, Pedralva) disse que a maior diferença de uma corrida urbana para uma corrida rústica é a atenção. “A gente tem que deixar de olhar apenas para o chão e de focalizar a sincronia entre passadas e respiração e tem que prestar atenção nas marcações para não errar o trajeto, com isso, temos a oportunidade de ver a paisagem e as cores da mata enquanto cuida para não pisar em falso ou em b… de vaca”, disse ele entre risadas dos outros competidores.

A maratonista Luzia Aluízio de São Paulo, vencedora na categoria feminina confirmou as palavras de Sydnei e disse mais: “Eu me senti muito livre com o frio batendo no meu corpo. Só vim perceber os arranhões quando cheguei na base da prova”, conta.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!