Na madrugada do último sábado para domingo (04 para 05/05), cerca de 4.800 pessoas se encontraram no Espaço das Américas, na Barra Funda em São Paulo, para participar de uma corrida de rua. Se fosse só isso não haveria nada de diferente, já que quase toda semana esse tipo de prova acontece na cidade. Em uma noite mais iluminada do que de costume, começava a Star Wars Run, cheia de atrações para os fãs e admiradores da saga.
Mais de quatro mil pessoas estiveram presentes. Foto: Christina VolpeOs participantes e seus acompanhantes se sentiam mais em uma convenção do filmes Stars Wars, do que em uma corrida. Fantasiados ou não, todos estavam empolgados por estar ali. Em todas as direções havia atrações capazes de enlouquecer qualquer fã, já que diversos personagens da série circulavam pela prova. Com certeza não faltaram lembranças deste dia.
A largada foi dada exatamente à meia noite e um minuto, após a luta dos stormtroopers e Darth Vader contra os Jedi. A prova teve seis quilômetros e os primeiros colocados chegavam com a empolgação em dose dupla, já que além da primeira colocação, um dos prêmios era uma viagem com acompanhante para a Star Wars Weekend em Orlando.
Marcelo e Giovanna derrotaram Lorde Vader! Foto: Christina VolpeA primeira colocada, Giovanna Martins (20min50), estava muito animada com a vitória, já que vai realizar seu sonho de ir para Orlando. No masculino, o campeão foi o atleta Marcelo Cabrini (18min43), que é especialista em prova de seis quilômetros e muito fã da série. Todos os filmes da série fizeram parte da minha infância e os mais recentes da minha fase adulta, conta Marcelo. A segunda colocada foi Irina M. Carlos, com 20min56, seguida por Rozirene Moraes (21min49). No masculino a segunda colocação ficou com Clayton Mes (19min03) e a terceira com Adriano Bastos (19min30).
O tiro de partida aconteceu na Rua Adolpho Pinto, no cruzamento com a Avenida Francisco Matarazzo e logo em seguida os corredores seguiram em direção ao Elevado Costa e Silva, o famoso Minhocão. Durante o percurso vários personagens incentivavam as pessoas, staffs segurando placas com frases dos filmes divertiam as pessoas e até as placas de quilometragem eram temáticas.
A largada aconteceu após a batalha entre os lados da Força! Foto: Christina VolpeA chegada aconteceu nas proximidades do Espaço das Américas, onde estava montada a Arena Star Wars, com diversas atrações para o público, como painéis de foto, telão com trechos dos filmes, além das tendas dos patrocinadores. O evento marcou o início das comemorações mundiais do Star Wars Day, que prossegue no Brasil com diversas atividades na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi (SP) e na loja Riachuelo da Rua Oscar Freire.
Acompanhe nos próximos dias no Webrun mais entrevistas, fotos, vídeos e relatos sobre a Star Wars Run. E que a Força esteja com vocês!
Este texto foi escrito por: Christina Volpe