IAAF flagra duas atletas em teste antidoping

Redação Webrun | Corridas de Rua · 08 out, 2010

Fraser  à direita  deverá ficar seis meses suspensa (foto: Erik van Leeuwen/ Licença livre GNU 1.2)
Fraser à direita deverá ficar seis meses suspensa (foto: Erik van Leeuwen/ Licença livre GNU 1.2)

A Federação Internacional de Atletismo (IAAF) suspendeu a jamaicana Shelly-Ann Fraser, campeã olímpica e mundial dos 100 metros rasos, no último dia seis, após um teste antidoping. O exame, feito no mês de maio, deu resultado positivo para a presença de uma substância proibida, a oxicodona.

Segundo a IAAF, a propriedade é um analgésico usado para combater dores no Meeting de Xangai e, quando identificada no corpo do atleta, a suspensão é de seis meses. As pessoas quem conhecem a medalhista de ouro da Olimpíada de Pequim afirmaram que Fraser, de 23 anos, tinha intensa dor nos dentes e acabou utilizando o remédio para melhorar a má sensação.

Brasileira suspensa – Ainda nesta semana a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) também anunciou que a campeã mundial de atletismo juvenil, Geisa Rafaela, foi pega em exame antigdoping (realizado no dia 20 de julho deste ano). Ela foi a ganhadora do torneio de arremesso de peso, na cidade de Moncton, no Canadá.

Durante o campeonato, a brasileira usou uma substância chamada Hidroclorotiazida, proibida nas competições. Segundo a CBAt, a atleta alegou que não fazia uso de substâncias vetadas e que havia tomado produtos para emagrecimento (chá verde e óleo de cártamo), por conta própria.

No dia 11 de agosto a confederação recebeu um comunicado da IAAF rejeitando as explicações da campeã e determinou suspensão provisória até que novos testes fossem feitos. Com a chegada do novo resultado, a instituição internacional confirmou o flagra e informou que a atleta poderá sofrer penalidade que varia de advertência pública até dois anos de suspensão.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!