Relembre 8 tênis das principais marcas que foram lançados no primeiro semestre

Under Armour, Nike, Adidas entre outras já apresentaram suas primeiras novidades de 2018. Conheça os detalhes de cada modelo

Christina Volpe | Tênis · 04 maio, 2018

Ano novo = tênis novo, certo? Às vezes sim, dependendo da necessidade e poder aquisitivo do corredor é possível fazer esse ‘update’. Mesmo assim, as marcas não deixam de apresentar suas novidades e aperfeiçoamentos nos modelos.

Confira quais foram as novidades nos calçados das principais marcas de running!

Conheça o melhor site de inscrições do Brasil. Clique aqui e descubra o Ticket Agora!

Under Armour

Em março a marca anunciou o lançamento da plataforma UA HOVR, que promete ao corredor uma sensação de leveza e redução da fadiga muscular.

O modelo UA HOVR Phantom tem pisada reponsiva e macia, voltado para aqueles que desejam amortecimento dentro e fora do calçado. Projetado anatomicamente, conta com o exclusivo cabedal ultra respirável UA Speedform 2.0, inspirado no acolchoado das bermudas de ciclismo para garantir ainda mais conforto.

Nesse modelo a Under Armour se inspira, ainda, em seu DNA de vestuário para criar uma extensão do calcanhar feita com malha K-Nit, proporcionando melhor ajuste ao pé e dando a sensação de mais conforto ao redor do tornozelo.

Já o modelo UA HOVR Sonic é leve (272g) e responsivo, para corredores que colocam a distância em primeiro lugar. Possui cabedal respirável em K-Nit, estruturado na parte superior, além de uma palmilha removível para um melhor desempenho.

Nike

Seguindo as tendências a Nike apresentou o modelo Flyprint, o primeiro cabedal feito de tecido por impressão 3D a ser usado num tênis de alto desempenho.  A estrutura que forma a base do Nike Flyprint é produzida em um processo chamado “solid deposit modeling” (moldagem por sedimentação sólida, ou SDM). Nele, um filamento de poliuretano termoplástico (TPU) em formato de espiral é desenrolado, derretido e sobreposto em camadas.

O método Flyprint permite que os designers transformem dados fornecidos por atletas em novas geometrias têxteis. O método apresenta duas vantagens em relação ao processo tradicional. Em primeiro lugar, é possível ajustar localmente linhas específicas do material, sem prejudicar a estrutura como um todo. Além disso, a agilidade entre um protótipo e outro significa que a fase de testes e revisões é consideravelmente mais rápida.

A nova parte superior feita de Flyprint aprimora ainda mais o tênis e reduz o peso do calçado em 11 gramas, quando comparado ao original.

Mizuno

A Mizuno apresentou sua aposta do primeiro semestre: o Mizuno WaveKnit, a evolução do knit! O modelo preza elasticidade e suporte, em um cabedal de tramas em formato Wave, que funcionam como um cinto de segurança para os pés, dando estabilidade adicional durante o movimento. Além disso, a malha possui alto nível de respirabilidade, facilitando a entrada e a saída de ar, deixando os pés sempre frescos.

Asics

Um dos modelos icônicos da Asics celebrou sua vigésima edição: o Gel Nimbus.

Ele traz melhorias em relação à versão anterior, especialmente no cabedal. Da edição 19 para o 20, a forma do tênis foi atualizada utilizando-se a tecnologia SpevaFoam, que oferece uma sensação de maior conforto e responsividade sob os pés, a entressola possui duas camadas de tecnologia: na parte superior a já conhecida SpevaFoam, aplicações de GEL, principalmente na parte traseira, aliado à já conhecida e patenteada tecnologia FlyteFoam na parte inferior, 55% mais leve que outras tecnologias de entressola do mercado.

Além do modelo tradicional, a coleção traz edições comemorativas, como o Platinum, versão do modelo prateada, com detalhes nos cadarços e palmilha, cadarço extra, além de uma caixa especial para o comprador; e as versões Tokyo e Boston, edições limitadas para celebrar as maratonas nas respectivas cidades.

Adidas

Ultra BOOST ATR foi a novidade da marca.  O cabedal Adidas Primeknit envolve os pés com suporte adaptável que dá uma maior sustentação para o meio do pé, na parte de trás ele é moldado com a tecnologia Fitcounter que ajusta bem, sem contar que não encharca em terrenos molhados.

New Balance

A New Balance apresentou a sexta versão do 890V6 depois de dois anos fora do mercado. O modelo de running chegou com inovações que agregam conforto e amortecimento para os treinos. A novidade fica por conta da adição das duas tiras sintéticas de TPU ao solado que foram projetadas para auxiliar a impulsão e contribuir para a estabilidade do calcanhar. Seu design minimalista traz suporte necessário para corrida.

Sua entressola conta com a tecnologia RevLite que proporciona rapidez e responsividade à passada. Já o cabedal em engineered mesh foi desenhado para adicionar estrutura e flexibilidade na passada, design veloz e respirável, proporcionando um fit ajustado e seguro.

O New Balance 890v6 possui DROP de 6mm e pesa 255g na versão masculina e 222g na versão feminina.

Saucony

A Saucony lançou o Kinvara 9 no mercado brasileiro. O modelo combina design de cabedal minimalista, que oferece leveza e encaixe para o máximo desempenho, com uma experiência dinâmica de corrida.

A tecnologia Everun Topsole oferece aos corredores um amortecimento contínuo que reduz a pressão do impacto da pisada para uma sensação de máximo amortecimento. Com um retorno de energia de 83% e posicionado mais próximo aos pés, Everun gera conforto incomparável e maior capacidade de resposta desde o impacto do calcanhar até a propulsão. A tecnologia é 3 vezes mais durável e 3 vezes menos sensível à temperatura do que o EVA, por isso garante uma resposta consistente do primeiro ao último passo.

A entressola EVA+ consiste em uma espuma vinílica acetinada mais leve e resistente que a borracha na estrutura da entressola e sola e garante maior durabilidade. A parte frontal do cabedal tem aberto, que oferece um ajuste perfeito, leveza e respirabilidade. Já a área do calcanhar em tecido proporciona um encaixe mais firme.

361º

A novidade da 361° para os corredores que buscam um aliado em sua performance é o modelo Meraki. A parte superior é revestida por malhas, que garantem uma boa respiração aos pés e ajuste ideal da biqueira. Elas foram desenvolvidas através da tecnologia Fitz-Rite, mantendo firmeza e temperatura agradável, sem que haja muito atrito. Além disso, a Fitz-Rite é ligada a uma lingueta fina e quase imperceptível, oferecendo ainda mais conforto.

O modelo possui também uma palmilha removível, constituída de Qu!kfoam, oferecendo conforto extra ao Meraki. A entressola é composta de Qu!kfoam mais EVA de estabilização, formando uma base estável capaz de garantir amortecimento e responsividade mesmo em longas distâncias.

O solado do modelo é composto por robustas camadas de borracha com carbono no calcanhar, que evitam o desgaste, além de borracha esponjada na parte frontal do calçado, que permite maior tração. O tênis também possui tecnologia Qu!k Flex 4Foot que proporciona flexibilidade sem perder estabilidade.

Christina Volpe

Ver todos os posts

Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.