15 Curiosidades sobre a Maratona do Rio

Redação Webrun | Outros · 16 fev, 2017

Neste ano, a Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro celebra 15 anos como uma das corridas mais queridas do Brasil, um evento admirado pela sua tradição e excelência, e com um dos percursos mais lindos do mundo. Para comemorar esta edição especial, a organização da corrida fez uma lista com 15 curiosidades sobre a prova. Conhece todas elas?

Foto: Divulgação Foto: Divulgação

Circuito Ilha Carioca – Etapa Praia da Guanabara

1. Inspiração para o começo: o carioca João Traven, um dos organizadores da Maratona do Rio, decidiu encarar a Maratona de Nova York no fim dos anos 80, como um desafio pessoal. Enquanto percorria as ruas e avenidas de Manhattan, só pensava na incrível aglomeração de atletas e em quanto seria incrível organizar um evento desse no Rio de Janeiro. Desde então, a ideia de fazer algo semelhante no Brasil não lhe saia da cabeça.

2. Ao longo desses 15 anos, crescemos consideravelmente. Em 2003, ano de estreia da Maratona do Rio, a corrida Rio contou com 3 mil corredores. Este ano, serão 33 mil pessoas.

3. Estima-se que atualmente o evento movimente quase R$ 200 milhões na economia do Rio.

4. O único bicampeão da prova é Willy Kangogo Kimutai, Ele venceu a prova em 2012 e 2015. Em sua última vitória, bateu o recorde da prova de 42km da Maratona do Rio com o tempo de 2h14min56.

5. O esforço logístico da prova é gigantesco, requer um longo planejamento e envolve números grandiosos, como a distribuição de mais de 500 mil copos de água, 7.500 grades e 4 mil cones ao longo do percurso. A cada edição, são distribuídos mais de 200 mil frutas e 100 mil sachês de isotônico.

6. O processo de fabricação das medalhas distribuídas a todos os participantes, feito por uma fábrica de Caxias do Sul (RS), leva seis meses e inclui catorze etapas de produção. É uma verdadeira maratona para que elas fiquem prontas para o pescoço dos corredores

7. A primeira camisa é feita cinco meses antes do evento. Mais de 22 toneladas de tecidos são utilizados na confecção das blusas e outros materiais. Essa quantidade equivale ao peso de quase 6 elefantes

8. A idade predominante dos corredores da Maratona do Rio e&769; de 35 a 44 anos. Eles representam 42% nas três provas (6 km, 21 km e 42 km).

9. Entre os corredores mais velhos da Maratona, temos participantes nascidos em 1931 e 1935. Isso mesmo, são pessoas de 86 e 82 anos, respectivamente. E você aí achando que não consegue, hein?

10. Os participantes mais novos inscritos para 2017 nasceram em 2001 e têm apenas 16 anos de idade. Eles correrão a Family Run (6 km). Na primeira edição da prova tinham apenas 2 aninhos

11. 65% dos corredores são de fora do Rio de Janeiro. Depois do Rio, os paulistas lideram o ranking, seguidos pelos mineiros.

12. Depois do Brasil (claro), a Argentina é o país que mais traz corredores ao evento. Eles representam aproximadamente 40% do total de estrangeiros na Maratona, 59% da Meia e 44% da Family Run.

13. A participação das mulheres tem crescido a cada ano. No ano passado, na Meia Maratona 53% dos participantes eram mulheres; na Family Run esse número foi de 70%. Girl Power

14. Todos os anos a Maratona do Rio abraça causas sociais. No ato da inscrição, cada corredor pode escolher uma instituição para doar parte do valor. Em 2016, mais de R$ 100 mil reais foram doados.

15. Mais de 90% dos corredores que participam da prova planejam participar em alguma das modalidades da Maratona do Rio no ano seguinte.

Agora que você já conhece melhor os detalhes desse grande evento, é hora de se preparar para viver essa experiência incrível no dia 18 de junho, correndo ou recebendo quem você ama na linha de chegada. Bons treinos

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!