A 11 Meia Maratona Internacional de São Paulo abrirá, mais uma vez, a série de grandes eventos de corrida de rua na temporada 2017. No dia 19 de fevereiro, a partir das 6h40, atletas de todo o país e do exterior participarão do evento, com percurso de 21.097 metros por ruas e avenidas de São Paulo, largando na Praça Charles Miller, s/n, no Pacaembu, local também da chegada. O evento ainda terá uma prova de 5K, para os que optarem por um desafio mais tranqilo. Novas dinâmicas serão implantadas para tentar evitar que “pipocas” interfiram nos serviços dos corredores oficialmente.
A programação do evento prevê a primeira largada para as 6h40, com as categorias elite feminino e cadeirantes, ficando atletas com deficiência, elite masculino, geral e pelotão premium para as 7h. A prova de 5k largará às 7h.
Algumas das dinâmicas a serem implantadas na prova para tentar coibir os “pipocas” são as seguintes:
1) Controle de acesso com monitores na largada. A mesma será feita por setores e gradeada em toda sua extensão;
2) Monitoramento e avisos nos postos de hidratação informando que somente corredores inscritos poderão consumir água e outros;
3) Aviso nas camisetas dos Staffs na arena e no percurso;
4) Aviso nos postos de hidratação, “Água somente para quem têm número”;
5) Corredores sem número de peito serão convidados a se retirar em dois pontos antes do pórtico de chegada da prova;
6) A área de lanche, água e medalha na chegada será fechada com grades. Somente corredores com o número de peito acessarão o local. Quem estiver sem número não acessará e, por isso, os corredores “pipocas” não terão acesso à água na chegada;
7) Flyer orientativo no kit dos participantes oficialmente inscritos, que tem como objetivo informar o que um corredor pipoca causa e pedir que os mesmos fiscalizem;
8) A Yescom lançou, a partir de 31/01, uma campanha nas redes sociais ilustrando causas e efeitos dos “pipocas” na corridas de rua.
Há também outros tipos de “pipocas”. Aquele que recebe um número de uma pessoa inscrita para ser duplicado. Após a prova, as pessoas que tiverem número duplicados reconhecidos pelas imagens terão seus resultados excluídos. Há ainda o que se inscreve como idoso e não tem direito a essa categoria. Neste caso, desde 2016, a Yescom vem excluindo a pessoas dos resultados, comunicando os mesmos formalmente sobre sua conduta. A partir de 2017, excluirá essas pessoas de seu banco de dados, impedindo novas inscrições do mesmos.
Com mais de uma década de história, a Meia Maratona Internacional de São Paulo já se tornou referencia no calendário nacional, sendo o primeira grande desafio da temporada. Sua importância pode ser comprovada pela presença das principais estrelas nacionais e destaques do exterior, que enfrentar percurso rápido e técnico pelos ruas da cidade. Além disso, a grande participação de amadores ratifica essa condição.
As inscrições já foram encerradas. A retirada do kit de participação, juntamente com o chip cortesia, será nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2017, das 11h às 21h, e no dia 18 de fevereiro de 2017, das 11h às 17h, na Loja Centauro – Shopping West Plaza – Avenida Antártica, 380 – Bloco A – Piso 2 – Água Branca – São Paulo – SP. Não haverá entrega de kit no dia da prova, nem depois da mesma, como consta no regulamento.
Na disputa masculina da 10 Meia Maratona Internacional de São Paulo, deu Brasil Giovani dos Santos venceu a prova masculina, repetindo o feito de 2013, ao completar os 21.097 metros por ruas e avenidas da cidade com o tempo de 1h06min21seg. Entre as mulheres, o primeiro lugar ficou com a queniana Sylvia Kibiego, que marcou o tempo de 1h18min03seg, garantindo o topo do pódio em sua estreia na prova. O segundo lugar ficou com a brasileira Joziane Cardoso, vencedora nas duas últimas edições, com o tempo de 1h18min58seg.
Este texto foi escrito por: Webrun