Wilson Kipsang vence maratona de Berlim e quebra recorde mundial

Redação Webrun | Maratona · 29 set, 2013

A queniana Florence Kiplagat conquistou o primeiro lugar do feminino. Foto: Licença Creative Commons/ AVDA A queniana Florence Kiplagat conquistou o primeiro lugar do feminino. Foto: Licença Creative Commons/ AVDA

Depois de correr pelas paisagens mais bonitas de Berlim, Wilson Kipsang imprimiu uma passada impressionante e venceu a maratona que integra o percurso das WMM (World Major Marathon). Com um tempo de 2h03min23, o atleta aproveitou o percurso plano para poder baixar seu tempo e registrou um novo recorde mundial. Anteriormente a melhor marca era do queniano Patrick Makau, que em 2011 completou justamente a prova de Berlim em 2h03min38.

“Foi difícil, mas conquistar esse título foi possível principalmente por conta do incentivo da torcida”, diz o campeão. Entre os brasileiros, o lugar mais alto do pódio ficou com Marílson dos Santos, que se preparou muito para garantir uma boa colocação da prova e terminou a corrida em sexto lugar, com um tempo de 2h09min24, além de ser o primeiro atleta não africano na classificação.

Com uma temperatura entre 8ºC e 11ºC e largada às 8h40 (3h40 no horário de Brasília), os corredores não podiam esperar um clima melhor e os africanos não decepcionaram a torcida ao formar o pelotão logo no início do percurso. As passadas espaçadas e o compartilhamento das garrafas de hidratação tornou-se uma marca entre os estrangeiros.

Atleta queniano aproveita percurso plano e quebra recorde na Maratona de Berlim. Foto: Licença Creative Commons Atleta queniano aproveita percurso plano e quebra recorde na Maratona de Berlim. Foto: Licença Creative Commons

Feminino – Na categoria feminina, Florence Kiplagat, campeã da Maratona de Berlim em 2011, conquistou o título mais uma vez ao cruzar a linha de chegada em 2h21min13, ultrapassando a favorita Sharon Cherop, que terminou o percurso em 2h22min28. A maratonista terminou a prova esgotada e engatinhou assim que ultrapassou a faixa.

A alemã de 41 anos Irina Mikitenko surpreendeu a todos ao concluir o percurso em terceiro lugar com um tempo de 2h24min54. Muitos espectadores duvidaram da experiência da atleta, que manteve o mesmo ritmo durante os 42 quilômetros.

Confira o resultado da Maratona de Berlim 2013:

Masculino

  • 1º Wilson Kipsang – 2h03min23
  • 2º Eliud Kipchoge – 2h04min05
  • 3º Geoffrey Kipsang – 2h06min26
  • 4º Stephen Kwelio Chemlany – 2h07min44
  • 5º Maswai Kiptanui – 2h08min52
  • Feminino

  • 1ª Florence Kiplagat – 2h21min13
  • 2ª Sharon Cherop – 2h22min28
  • 3ª Irina Mikitenko – 2h24min54
  • 4ª Helah Kiprop – 2h28min02
  • 5ª Desiree Davila – 2h29min15
  • Este texto foi escrito por: Rafaela Castilho

    Redação Webrun

    Ver todos os posts

    Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!