A Mizuno Brasil agora será operada pela Vulcabrás Azaleia. A marca esportiva de origem japonesa que faturou R$ 444 milhões no Brasil, em 2019, deixa após 23 anos a parceria com a Alpargatas, dona da Havaianas.
A Vulcabrás Azaleia é um grupo gaúcho que está ampliando sua presença no segmento esportivo no Brasil, e hoje já é responsável pelas operações das marcas Olympikus e Under Armour no país. De acordo com a nota divulgada nesta segunda-feira (21), a venda da operação da Mizuno Brasil foi celebrada por cerca de R$ 200 milhões e não inclui fábricas (a Vulcabrás passará a produzir Mizuno em suas próprias unidades).
+ Veja como participar de uma corrida virtual!
A Alpargatas também afirmou em nota que suas unidades hoje dedicadas à Mizuno serão remodeladas para produzir Havaianas. A Alpargatas era dona de outras marcas esportivas, como Rainha e Topper, mas essas foram repassadas ao grupo do empresário Carlos Wizard Martins.
A mudança vem como uma surpresa para o mercado, uma vez que, em 2014, a Alpargatas havia anunciado a renovação do acordo com a Mizuno por 13 anos, renováveis por outros 13. A parceria entre a companhia brasileira e a japonesa havia começado em 1997 e envolvia o pagamento de royalties.
+ Mizuno Wave Sky: conheça o primeiro modelo com tecnologia Enerzy.
“A Vulcabrás Azaleia tem como diferenciais a flexibilidade na produção, a rapidez na reposição e a agilidade na distribuição. A rapidez de reposição da nossa empresa faz com que nossos clientes consigam se abastecer de maneira mais segura, sem ter de assumir compromissos com muita antecedência e, dessa maneira, possam planejar seu negócio de forma mais assertiva”, disse Pedro Bartelle, presidente da Vulcabrás/Azaleia, em nota.
+ Seu calendário completo de corridas está aqui!
O negócio está sujeito a aprovações de órgãos reguladores, entre eles o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Será que o negócio trará impactos ao mercado de running no Brasil?