Velocistas brasileiros conseguem bons resultados na Europa

Redação Webrun | Atletismo · 29 maio, 2023

Em continuidade da participação dos brasileiros nos meetings europeus, os velocistas conseguiram mais alguns bons resultados neste domingo (28/5), tentando índices exigidos e pontos no ranking da World Athletics para integrar a seleção que irá ao Mundial de Budapeste, na Hungria, de 19 a 27 de agosto deste ano.

Na Alemanha, no Meeting Internacional de Rehlingen, válido pelo circuito prata do World Athletics Continental Tour-2023, dobradinha brasileira nos 100 m, com vitória de Felipe Bardi dos Santos, com 10.16 (1.2), e a prata de Erik Cardoso, com 10.20 – correu 10.08 na semifinal. Os dois atletas treinam com Darci Ferreira e defendem o SESI-SP. O belga Vleminckx Kobe terminou em terceiro lugar, com 10.22.

Velocistas brasileiros conseguem bons resultados na Europa

Felipe, Darci e Erik (Foto: Divulgação)

Na quinta-feira (25/5), os brasileiros já haviam conquistado dobradinha no Meeting Internacional do Chipre, mas com vitória de Erik (10.29), seguido de Felipe Bardi (10.36).

“Este ano eu vim com eles e estou ajustando o trabalho entre as competições. Vejo que estão amadurecendo e é uma experiência boa, muito válida. Estou feliz com os resultados aqui, na Europa, e com o clima – as pessoas vêm ver o atletismo como um programa familiar, tem sido muito legal ver o respeito do público e dos outros atletas. Espero que nas próximas competições eles melhorem ainda mais a marca deles. Vejo como positivo e agradeço a CBAt e o COB estar nos proporcionando essa oportunidade”, disse o treinador Darci Ferreira.

“Estamos aqui pela Seleção Permanente (Confederação Brasileira de Atletismo) e pelo programa Conexão Santiago (Comitê Olímpico do Brasil). Esse 10.08 do Erik na semifinal foi muito importante para o grupo, pra perceberem que podem ir além”, acrescentou Darci, agradecendo também ao Sesi, seu clube. Os atletas seguem agora para Portugal, para continuar o treinamento em Jamor, Oeiras.

Confira o calendário completo de corridas de rua!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

Já no Meeting Internacional de Chania, na Grécia, Lorraine Martins (Pinheiros-SP) venceu os 100 m, com 11.42 (0.3), competição disputada no Estádio Nacional Elena Venizelou e válida pelo circuito bronze do World Athletics Continental Tour-2023. Lorraine, treinada por Renan Valdiero, no Rio de Janeiro, fez uma excelente prova. A suíça Salomé Kora fiou em segundo lugar, 11.48, seguida da eslovaca Viktória Forster, com 11.65.

Nos 400 m com barreiras, Chayenne Pereira da Silva (Pinheiros-SP) terminou em terceiro lugar, com 56.57. A checa Nikoleta Jichova foi a vencedora, com 55.92, seguida da grega Dimitra Gnafak (56.24).

Nos 100 m com barreiras, Ketiley Batista (ASPMP-SP) terminou na quinta colocação, com 13.47 (-0.9). O pódio foi formado pela holandesa Maayke Tjin A-Lim (13.02), seguida da cipriota Dafni Georgiou (13.25) e da romena Anamaria Nestericuc (13.32).

Maria Victória Sena (APA-SP) ficou também em quinto lugar na sua estreia no circuito europeu, e terminou os 400 m, com 55.19. O pódio teve a belga Naomi Van den Broeck, com 52.79, seguida da canadense Zoe Sherar, com 53.08, e da italiana Alessandra Bonora, com 53.21.

No Meeting Internacional de Donnas, no Vale D’Aosta, Itália, Paloma Cardoso (Espéria-SP) estreou no circuito europeu como segunda colocada no heptatlo (com 5.296 pontos, recorde pessoal). A Italiana Marta Giovannini foi a primeira colocada (5.411 pontos).

LIGA DIAMANTE – Na etapa de Rabat da Liga Diamante de Atletismo-2023, no Marrocos, disputada também neste domingo, o brasileiro Rafael Pereira não teve boa largada, depois de dois tiros abortados nos 110 m com barreiras. O mineiro da AABLU-SC ficou em sexto lugar, com 13.68 (-1.3). O jamaicano Rasheed Broadbell foi o vencedor, com 13.08. seguido do bicampeão mundial Grant Holloway, dos USA, com 13.12, e do jamaicano Hansle Parchment, com 13.24.

Foi a estreia de Rafael, recordista sul-americano, na Liga Diamante deste ano. Em entrevista dada ao Canal Olímpico do Brasil ao jornalista João Barreto, ele disse ter mudado totalmente de vida nos últimos meses. “Estou casado, mudei de clube e de treinador. Estou treinando em Chula Vista, nos Estados Unidos, com o Alison dos Santos e o treinador Felipe de Siqueira”, comentou. “Estou em processo de adaptação e o objetivo é correr abaixo dos 13 segundos e disputar as finais do Mundial de Budapeste, em agosto, e da Olimpíada de Paris-2024.”

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!