Troféu Brasil é a última oportunidade para conquistar índices e pontos para o ranking olímpico

Redação Webrun | Atletismo · 20 jun, 2024

O 43º Troféu Brasil Loterias Caixa Interclubes de Atletismo, que será disputado de 27 a 30 de junho, é a última oportunidade de obtenção de índices e de pontos para o ranking mundial, os dois critérios classificatórios do atletismo para os Jogos Olímpicos de Paris. O prazo de qualificação estabelecido pela World Athletics (WA) termina justamente no dia 30, data de encerramento da maior disputa interclubes da América Latina.

Troféu Brasil é a última oportunidade para conquistar índices e pontos para o ranking olímpico
Viviane Lyra, índice na marcha atlética
(Gustavo Alves/CBAt)

O Troféu Brasil será realizado pela primeira vez no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), localizado na Rodovia dos Imigrantes km 11,5, na Vila Guarani, em São Paulo. O evento terá a transmissão ao vivo dos quatro dias de disputas, com duas etapas por dia, pela manhã e à tarde, no YouTube do Time Brasil e no Canal Olímpico. 

O Brasil tem 13 atletas com as marcas mínimas exigidas pela WA e duas vagas por equipe – o revezamento misto da maratona da marcha atlética e o revezamento 4×400 metros masculino. Mas o país ainda tem vários competidores que podem se classificar pelo ranking mundial, exceto na maratona, cujo prazo de qualificação terminou em 30 de abril.

VEJA A TABELA DE ÍNDICES

CONHEÇA O SISTEMA DE QUALIFICAÇÃO OLÍMPICA

CONFIRA OS ATLETAS DO BRASIL COM ÍNDICES

Os Jogos Olímpicos de Paris começam no dia 26 de julho. O atletismo será disputado de 1 a 11 de agosto, com as provas de pista no Stade de France, em Saint-Denis. A maratona terá a largada na prefeitura da capital francesa (Hôtel de Ville) e a chegada na Esplanada des Invalides. A marcha atlética será disputada no Trocadéro, sob a Torre Eiffel.

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

Serão 1.810 atletas de mais de 200 países. Pela primeira vez, homens e mulheres terão o mesmo número de vagas (905 por gênero). Para eventos individuais, estarão no máximo três atletas por Comitê Olímpico Nacional, um time para cada revezamento e duas equipes no revezamento misto da maratona de marcha atlética.

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!