Gilberto Gil acertou em cheio quando compôs aquele abraço uma das músicas mais conhecidas do Brasil, pois além da melodia contagiante, fácil e alegre, o Rio de Janeiro indiscutivelmente continua mesmo muito lindo. A grande notícia para nós corredores e amantes do esporte é que além de lindo, o Rio de Janeiro este ano teve uma ótima maratona!
A Maratona Caixa da Cidade do Rio de Janeiro, evento novamente composto pela Maratona (42.195 metros), Meia Maratona (21.097 metros) e Family Run (6kms), aconteceu no último dia 28 e 11.287 pessoas concluíram as provas, sendo 2.168 na maratona, 4.600 na Meia Maratona e 4.519 na Family Run. A largada da Meia maratona foi dada às 07h30, a da Maratona e da Family Run às 8h, porém, cada uma em local diferente na cidade, proporcionando facilidade aos participantes, já que não houve quase perda de tempo para passar a linha de largada e nem o já tradicional tumulto das provas com largada simultânea e muitos inscritos.
Já havia tido a oportunidade de participar de muitas provas no Rio, inclusive da maratona que foi seletiva olímpica em 1996, mas apenas uma vez havia corrido na cidade com uma temperatura tão agradável e para colaborar, contando com uma excelente organização, que demonstrou grande preocupação e oferecer o melhor aos corredores.
Desta vez corri acompanhando uma aluna de meu grupo (Ludmila Brito) que fez sua estréia na Meia Maratona. Depois fiquei esperando na chegada os alunos e amigos que faziam a maratona, prestigiando a beleza do evento e incentivando quem passava.
Achei o percurso da Meia Maratona fantástico, principalmente a linda região do Joá,
onde corremos por um viaduto bem alto com visão lateral para o mar, tempo nublado, temperatura de aproximadamente 20 graus e sendo agraciados pelo som da ondas batendo nas pedras. Largamos na Praia do Pepê, passamos por São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo e finalmente chegamos ao Aterro do Flamengo, sendo incentivados por muita gente que assistia a passagem dos corredores nas ruas.
A prova teve muitos postos de água gelada, postos de hidratante, distribuição de gel
de carboidrato, placas de quilometragem bem visíveis e corretamente distribuídas, muito boa dispersão na largada e chegada, além de uma excelente feira da maratona, algo que no país ainda é muito pouco explorado, diferente do que acontece nas maratonas lá fora.
Acredito que a organização esteja no caminho certo para colocar a prova entre as mais
desejadas do mundo, pois além do grande empenho demonstrado para que desse tudo certo, do aporte proporcionado por ótimos patrocinadores, a rede hoteleira e as belezas naturais da Cidade Maravilhosa são de encher os olhos do mais exigente cidadão!
Fica o convite a quem lê está matéria para que esteja na próxima edição, seja nos 6km, na Meia Maratona ou na Maratona, já ficando na expectativa de viver uma ótima experiência e a certeza de apreciar uma das cidades mais lindas de nosso país! E como diz a letra da consagrada música: aquele abraço!
Este texto foi escrito por: Nelson Evêncio