O Strava, principal plataforma social para atletas, estará presente na 110ª edição do Tour de France, a competição anual de ciclismo mais icônica do mundo. A prova acontecerá entre os dias 1º e 23 de julho com início em Bilbao, na Espanha, terminando em Paris, na França.
Foto: Divulgação Strava
Em março de 2022, o Strava anunciou uma parceria de três anos com o Tour de France e o Tour de France Femmes avec Zwift e este ano através do poder de seus dados exclusivos da comunidade, o Strava criou um Roadbook digital exclusivo – fornecendo um guia visual dos segmentos ao longo da corrida e como eles se sobrepõem aos principais estágios. Este Roadbook destaca as principais subidas e segmentos no percurso deste ano, e a dinâmica do ciclista amador profissional nas subidas mais icônicas do Tour.
Atletas com perfis no Strava
Na edição deste ano, mais de 80% dos competidores inscritos tiveram seus perfis cadastrados no Strava e, assim, compartilham suas atividades diárias de treinos. Deste modo, os usuários do aplicativo, além de seguir os ciclistas, podem desafiar a si mesmos ao comparar o próprio desempenho com o dos concorrentes do Tour.
Ainda dentro do aplicativo, é possível entrar para o clube do Tour de France e Tour de France Femmes avec Zwift e acompanhar de perto os atletas inscritos com conteúdos exclusivos. Entre os ciclistas, estão o bicampeão do Tour, Tadej Pogacar, e o principal candidato britânico, Tom Pidcock. Veja a lista:
- Tadej Pogacar (24 anos, Eslovênia)
- Tom Pidcock (30 anos, Reino Unido)
- Stefan Bissegger (24 anos, Suíça)
- Yves Lampaert (32 anos, Bélgica)
- Rigoberto Uran (36 anos, Colômbia)
- Christophe Laporte (30 anos, França)
- Ben O’Connor (27 anos, Austrália)
- Bob Jungels (30 anos, Luxemburgo)
- Neilson Powless (26 anos, EUA)
- Jasper Philipsen (25 anos, Bélgica)
- David Gaudu (26 anos, França)
- Chris Froome (26 anos, Quênia – Reino Unido)
- Mathieu Van der Poel (28 anos, Bélgica)
- Florian Senechal (29 anos, França)
- Tiesj Benoot (29 anos, Bélgica)
Michael Horvath, cofundador e CEO da Strava, comentou: “Esses dados inspiradores ressaltam a determinação, coragem e bravura dos ciclistas profissionais enquanto se preparam para participar de um evento tão icônico e celebrado. Como parceiros oficiais do Tour de France e do Tour de France Femmes, estamos muito satisfeitos por poder desempenhar um papel importante no destaque de suas realizações, não apenas com a comunidade Strava, mas também com os fãs de ciclismo em todo o mundo. Estamos ansiosos pelo início do Tour e esperamos que inspire toda uma nova comunidade de ciclistas a se movimentarem”.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
Não há nenhum brasileiro inscrito nesta edição. Entretanto, na história do Tour de France, apenas cinco atletas brasileiros participaram e somente um foi campeão da prova. São eles: Murilo Fischer, Renan Ferraro, Luciano Pagliarini, Wanderley Magalhães e Mauro Ribeiro. Somente Mauro venceu, em 1991.
O Tour de France surgiu em 1903, na França, e foi oficializado em 1963. Este ano, a 110ª edição do Tour de France passará por 21 localidades, totalizando 3.404 quilômetros. Participam 22 equipes, com oito pessoas em cada uma. O site oficial mostra todas as etapas e rotas.
Para acessar o Roadbook do Tour 2023, acesse este link.
Créditos: Strava
Leia também:
– Alimentação pré e pós-treino: o que consumir?
– Exercícios para manter o core fortalecido