Ryan Hall na Maratona de Boston de 2009 onde conquistou o terceiro lugar (foto: George Roberts/Wikimedia Commons)
A organização da Maratona de Chicago (EUA) anunciou nesta quinta-feira, dia 28 de julho, que o atleta Ryan Hall irá participar da 34ª edição da prova, que será no dia nove de outubro, para uma revanche contra o queniano Moses Mosop. Hall, que marcou seu melhor tempo de 2h04min58 na Maratona de Boston (abril), onde ficou em quarto lugar e terminou atrás do campeão Mosop, que marcou 2h03min06, irá competir contra os melhores corredores em Chicago ao mesmo tempo em que busca a classificação para os Jogos Olímpicos de 2012.
Hall fará sua estreia na Maratona de Chicago após se retirar do evento em 2011 e tirar uma pausa na competição devido à lesão. Ele se recuperou com autoridade em Boston e melhorou sua marca pessoal em mais de um minuto.
Estou animado para competir em Chicago com força total, o que infelizmente não pude fazer ano passado. Toda vez que corro contra atletas de alto nível eu aprendo mais sobre mim mesmo e evoluo como corredor. A Maratona de Chicago é uma boa oportunidade para trabalhar algumas coisas novas de meu treinamento e desenvolver ferramentas que irão me ajudar a brigar por uma medalha Olímpica, fala o maratonista.
O diretor executivo da maratona, Carey Pinkowski, acredita que será emocionante ver Hall competir. Ryan é um atleta fenomenal e será emocionante assistir ele atacar nosso percurso, que é plano e rápido, com o apoio da torcida de Chicago. Ele poderá acompanhar todos os atletas que talvez enfrente nos Jogos Olímpicos de Londres e também terá uma revanche contra Moses seis meses após a performance histórica dos dois atletas em Boston, comenta Carey.
O atleta tem chance de derrubar o recorde americano do atleta Khalid Khannouchi, dos Estados Unidos, de 2h05min38, e também o recorde do percurso de 2h05min41, conquistado pelo queniano Sammy Wanjiru. O tempo de Hall de 2h04min58, alcançado na Maratona de Boston, não foi reconhecido como o novo recorde americano porque a prova fere alguns pontos do manual de regras de competições da Iaaf.
Como tradição, a Maratona de Chicago apóia causas de caridade e ajudou a arrecadar mais de 12 milhões de dólares em 2010 para dezenas de causas locais, nacionais e globais. Hall prometeu que irá doar seu prêmio em dinheiro para apoiar o combate à pobreza no Quênia, por meio de sua fundação não lucrativa, a Hall Steps Foundation. Ele fará isso em honra a seu amigo, que foi campeão da prova em Chicago duas vezes, Sammy Wanjiru, um atleta queniano que faleceu este ano.
Uma das razões que me fez decidir correr a Maratona de Chicago é o suporte contínuo a importantes causas de caridade. Comecei a Hall Steps Foundation em 2009 e o tipo de divulgação e envolvimento da corrida de Chicago com fundações não lucrativas não só na cidade, mas também no mundo, é importante para mim e para minha fundação, explica Hall.
Este texto foi escrito por: Webrun