Recordes mundiais registrados na Maratona de Boston são excluídos

Redação Webrun | Maratona · 18 abr, 2011

Mutai baixou o tempo de Haile (foto: George Roberts/ Licença Creative Commons 3.0)
Mutai baixou o tempo de Haile (foto: George Roberts/ Licença Creative Commons 3.0)

Geoffrey Mutai, do Quênia, registrou um novo recordes mundial na Maratona de Boston, com o tempo de 2h03min02, na prova que aconteceu nesta segunda-feira, 18 de abril. O segundo colocado da competição foi Moses Mosop, com apenas quatro segundos a mais que o primeiro. Na categoria feminina Caroline Kilel, também do Quênia, conquistou a primeira colocação com tempo de 2h22min36, apenas dois segundos mais rápida que a segunda colocada, a americana Desiree Davila,

Mutai e Mosop correram as maratonas masculinas mais rápidas da história, porém, o recorde não foi reconhecido porque o trajeto da Maratona de Boston não é qualificado para recordes mundiais. Portanto, o recorde mundial continua sendo de 2h03min59, alcançado em 2008 pelo etíope Haile Gebrselassie, em Berlim.

O campeão da Maratona de Nova York de 2010, Gebre Gebremariam, da Etiópia, terminou a prova em 2h04min53 e ficou com a terceira colocação. O americano Ryan Hall foi o quarto colocado da competição, com o tempo de 2h04min58, sendo o tempo mais rápido conquistado por um atleta americano em Boston pelo segundo ano seguido e 03min43 mais rápido que sua marca do ano passado.

Na prova feminina, a atleta Kim Smith, da Nova Zelândia, abandonou a prova por causa de uma lesão depois de liderar a competição por 33 quilômetros. A elite foi composta por quatro mulheres, incluindo Caroline Kilel, Desiree Davila, e as quenianas Alice Timbilili e Sharon Cherop. Após 37 quilômetros percorridos, Davila e Kilel lideraram até o final, onde Kilel conquistou o primeiro lugar com dois segundos de diferença de Davila, segunda colocada. Cherop conquistou a terceira colocação com a marca de 2h22min42.

O tempo de 2h22min38 da segunda colocada é o terceiro mais rápido já conquistado por uma mulher americana, ficando atrás apenas da medalhista de prata nas Olimpíadas de 2004, Deena Kastor, e a medalhista de ouro das Olimpíadas de 1984, Joan Benoit Samuelson.

A série World Major Marathons (Maiores Maratonas do Mundo) dos anos de 2010 e 2011, será concluída na Maratona de Nova York, no dia seis de novembro. Os vencedores das categorias masculina e feminina receberão 500 mil dólares de prêmio.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!