Queniano vence corrida paulista no sete de setembro

Redação Webrun | Caminhada · 07 set, 2009

Mais de 3 mil pessoas participaram da prova (foto: Donata Lustosa/ Webrun)
Mais de 3 mil pessoas participaram da prova (foto: Donata Lustosa/ Webrun)

São Paulo – No feriado de sete de setembro, os paulistas resolveram correr para comemorar a data. O local para isso não poderia ser outro: o Parque da Independência, lugar onde D. Pedro I declarou a independência brasileira. A largada da prova aconteceu pontualmente às 8h e o evento contou com cinco e 10 quilômetros.

Na prova de maior distância foi o Quênia que faturou a primeira posição. Kipemei Mutai venceu com o tempo de 30min24seg. O brasileiro David Macedo garantiu a segunda posição logo atrás, com 30min27seg. Já o terceiro lugar ficou com Francisco Barbosa dos Santos, mais conhecido como Chiquinho, que chamou atenção pela barba vermelha (30min32seg).

O queniano Mutai ficou feliz com a vitória. Ele está no Brasil há um mês, mas retorna para o Quênia daqui alguns dias. De acordo com Luiz Antonio dos Santos, responsável por alguns atletas quenianos no Brasil, para eles correr aqui é uma forma de ganhar um dinheiro extra.

“Aqui no Brasil a gente só mantém o trabalho dos quenianos, além de dar um direcionamento para esses atletas. Eles já vem treinados de lá. E com certeza para muito deles, inclusive para o Mutai, um dos principais objetivos aqui é disputar São Silvestre”, conta.

O primeiro brasileiro da prova, David Macedo, também ficou satisfeito com o resultado. “O clima estava um pouco quente e eu só perdi a corrida nos últimos dois quilômetros por causa da subida. Mas vou continuar treinando para subir no lugar mais alto do pódio no ano que vem”.

Mulheres – Entre as mulheres a disputa foi um pouco mais acirrada. Michele Chagas e Noeme Pereira chegaram praticamente juntas na reta final. Porém, Michele foi um segundo mais rápida com o tempo de 36min03seg. Já Noeme completou a prova com 36min04seg.

“A prova foi o tempo inteiro assim como na chegada. Uma do lado da outra. Só que no final eu consegui vencer”, conta. “Já esperava vencer, porque já tinha corrido semana passada na Praia Grande e lá conquistei o segundo lugar”, acrescenta a campeã.

A segunda colocada gostou da forte disputa. “Foi uma briga boa do começo ao fim. Uma hora uma puxava mais, depois a outra ia puxar. Na chegada ela acabou vencendo porque ela é um pouco mais veloz. Mas fiquei feliz com o resultado porque considero a Michele uma grande corredora e chegar praticamente ao lado dela é uma grande vitória”, revela Noeme que corre profissionalmente há três anos. Completou o pódio feminino Maria Lucia Nascimento em 36min28esg.

Festa – Umas das características da empresa JJS eventos, responsável pela prova, é organizar eventos de corrida em datas comemorativas. Um dos sócios da empresa, o bicampeão da São Silvestre, José João da Silva, revelou que a escolha das datas surgiu por um acaso.

“Eu parei de correr profissionalmente no aniversário de São Paulo, em 1997, e na ocasião recebi uma homenagem com uma corrida. A partir de então eu o Renato Elias (sócio da JJS eventos) achamos interessante o tema cívico”, conta. Hoje a JJS eventos é conhecida principalmente pelo Troféu da Independência do Brasil e pelo Troféu Cidade de São Paulo.

Além disso, nesse sete de setembro, José João também comemorou o seu aniversário. Indagado se não tinha vontade de comemorar a data correndo, ele revelou que tinha, mas era impossível. “Sempre quando dá eu acabo correndo as provas de outros organizadores. Mas as provas que organizo são impossíveis de correr, porque temos que ficar de olho em um monte de coisa”, finaliza.

Este texto foi escrito por: Donata Lustosa

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!