Queniano leva ouro na maratona com quebra de recorde

Redação Webrun | Maratona · 22 ago, 2009

Marílson Gomes foi o melhor brasileiro da prova (foto: Divulgação)
Marílson Gomes foi o melhor brasileiro da prova (foto: Divulgação)

No sábado (22) aconteceu em Berlim a maratona do Mundial de Atletismo e o Brasil contou com três representantes: Marílson Gomes dos Santos, Adriano Bastos e José Teles. Porém, quem conquistou o lugar mais alto do pódio foi o queniano Abel Kirui no tempo de 2h06min50.

Além do ouro, o queniano também bateu o recorde da prova. A segunda colocação foi para Emmanuel Kipirchirchir Mutai (2h07min48), seguido pelo etíope Tsegay Kebede (2h08min35). A disputa foi acirrada do começo ao fim. Na metade da prova, por exemplo, ainda existia um grande pelotão formado por oito atletas como Deriba Merga, Robert Cheruiyot, Marílson Gomes, além dos três primeiros colocados. Eles passaram os 21 quilômetros com o mesmo tempo: 1h03min03.

O pelotão começou a diluir depois do quilômetros 30 e a prova começou a ser definida apenas nos cinco quilômetros finais. O melhor brasileiro na competição foi Marílson Gomes dos Santos. Ele ficou com a 16ª posição. “Até a metade do percurso, eu estava indo bem. Quando os africanos arrancaram, senti muitas dores musculares. Não fiz a prova que estava esperando. Pensava em melhorar meu recorde pessoal. Estava no ritmo para isso, mas meu corpo não respondia mais”, conta.

Já Adriano Bastos bateu o recorde pessoal na maratona com o tempo de 2h15min39. Ele e apenas mais dois atletas conseguiram superar a marca pessoal. O tempo foi suficiente para Adriano Bastos garantir a 19ª colocação. “Estou muito feliz e satisfeito com meu resultado. Conquistei uma ótima colocação, chegando em 19° lugar entre os 91 melhores maratonistas do mundo que largaram, foi além do que eu esperava”, revela Adriano Bastos. O outro brasileiro na prova, José Teles, completou os 42 quilômetros com 2h16min40 (22ª colocação).

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!