Neste sábado (15) começou em Berlim, na Alemanha, o Campeonato Mundial de Atletismo, competição que reúne grandes feras no esporte. Um dos destaques do dia foi a vitória da queniana Linet Masai nos 10 mil metros, numa prova decidida nos 300 metros finais da pista do estádio.
Com o problema da etíope Tirunesh Dibaba, defensora do título do mundial de 2007 que correu lesionada, o caminho ficou aberto para uma disputa emocionante e todos achavam que a sucessão do trono ficaria com alguma de suas compatriotas. A história foi diferente, já que Masai, quarta colocada ano passado em Pequim, literalmente correu para colocar o Quênia no topo do pódio.
Com uma tática agressiva, ela chegou aos 300 metros finais junto com o trio de etíopes favorito ao título, Meseret Defar, Meselech Melkamu e Wude Ayelew e cruzou em primeiro com o tempo de 31min30seg51. Essa foi a primeira vitória do Quênia no evento desde 1999, ocasião em que Sally Barsosio faturou a disputa em Atenas.
Eu não acredito, comemorou a vencedora. Eu nunca desisti, completa. A segunda colocada, Meselech Melkamu chegou a comemorar a vitória, mas ao olhar para o lado percebeu que havia ficado com a prata ao marcar com 30min51min34. Estou decepcionada não só pela Etiópia ter perdido o ouro, mas pela minha performance também, lamentou a competidora.
A terceira colocação ficou com a também etíope Wude Ayalew, que marcou 30min51min95. Defar, ao perceber que não chegaria ao pódio, reduziu o ritmo nos 10 metros finais e cruzou na quinta colocação. Nos últimos 30 metros tive problemas nas minhas pernas, ressalta a ex-campeã, que ainda terá a chance de disputar os cinco mil metros.
Na outra final do dia, os 20 quilômetros de marcha atlética, o russo Valeriy Borchin venceu com 1h18min41 e foi seguido por Hao Wang da China, com 1h19min06 e por Eder Sánchez do México, com 1h19min22. O brasileiro Moacir Zimmermann foi desqualificado durante a disputa, enquanto José Alessandro Bagio não completou a disputa.
Já nas preliminares dos 100m rasos, os grandes favoritos, Usain Bolt, Asafa Powell e Tyson Gay passaram com tranqüilidade para a próxima fase. Os brasileiros José Carlos Moreira, o Codó, e Basílio de Moraes não passaram das preliminares.
Este texto foi escrito por: Webrun