A Taça Máster Loterias Caixa de Atletismo (9 e 10/11) marcou, novamente, a agenda social e de sustentabilidade que a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) tem levado para as competições nacionais do calendário. O descarte correto do lixo reciclável, o uso consciente da água, a arrecadação de alimentos para entidades assistenciais foram os destaques da Taça Máster, que reuniu 579 atletas, dos 30 aos 96 anos.
A agenda da sustentabilidade, cada vez mais presente em todas as áreas da economia mundial, vem sendo trazida para o esporte olímpico brasileiro de forma inovadora pela CBAt. Desta vez foi levada ao público máster.
Mudas de Ipê Branco e Sangra D’Água foram plantadas ao lado da pista de atletismo pelas maratonistas Adriana – bicampeã pan-americana e atleta olímpica -, e Eleonora, a primeira maratonista olímpica do Brasil em Los Angeles-1984; e por Conceição Geremias, atleta olímpica, medalhista pan-americana no heptatlo, com vários títulos mundiais máster e agora em recuperação de uma amputação e fazendo testes com nova prótese para migrar para o esporte paralímpico, acompanhada por Wlamir Motta Campos, presidente do Conselho de Administração da CBAt.
Também a representante das Loterias Caixa Thays Cintra Vieira, superintendente Nacional, participou do plantio de mudas de árvores, ação promovida pelo Núcleo Social e de Sustentabilidade da CBAt.
Um total de 50 mudas foram doadas para a CBAt, 20 delas frutíferas pela família Grimello, de Bragança Paulista, e mais 30 outras mudas pelo secretário de Agricultura de Atibaia, Daniel Sola, que também compareceu ao plantio feito durante a Taça Máster, ao lado da reta oposta da pista, onde já existem 17 árvores em fase de crescimento.
O restante das mudas recebidas será plantado, ao longo desses meses de novembro e dezembro, pelos treinadores que participam do Curso de Treinamento da World Athletics, atletas que estarão no Camping Sub-18, antes do embarque para o Sul-Americano de San Luis, Argentina, e pelos integrantes do Núcleo Social e de Sustentabilidade da CBAt, juntamente com colaboradores da entidade.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
Descarte de lixo e uso da água – O descarte correto do lixo reciclável e o uso consciente da água, cuidados com o meio ambiente num esporte praticado ao ar livre, também foram mensagens do Núcleo Social e de Sustentabilidade da CBAt presentes na Taça Máster.
“Faça sua parte em casa e na competição”, anunciam os locutores no estádio e na TV Atletismo Brasil que usa a transmissão ao vivo para disseminar as mensagens. Copos e garrafas de água vazios, bem como outros descartes recicláveis, foram trocados por brindes. As bags foram instaladas sob o pórtico de Ponto de Descarte, no estacionamento do estádio.
A informação constante sobre a necessidade de atuar pela preservação do Planeta, num momento em que as pautas ambientais estão no foco devido a ocorrência de eventos climáticos extremos em todo o mundo – queimadas, secas e enchentes -, e num esporte que é praticado ao ar livre, é totalmente conveniente.
O vídeo lançado pela Comunicação e Marketing da CBAt, veiculado em todas as transmissões e nas redes sociais, informa: “pequenas atitudes, geram grandes mudanças”, “treinar o olhar para o que nos cerca” e “cuidar do Planeta é um tipo de treino”.
“Seja na competição ou no dia a dia cada gesto conta. Use a água com consciência, descarte o lixo corretamente e inspire os outros ao seu redor. Juntos, podemos transformar atitudes simples em mudanças poderosas”, diz a mensagem do vídeo, exibido durante a transmissão da TV Atletismo Brasil.
A coleta de lixo reciclável foi realizada nos dois dias de competições da Taça Máster. O lixo, principalmente caixas de papelão e copos de água, gerados no evento foram separados e serão reciclados.
Doações – Foram arrecadados 1,19 tonelada de alimento não perecível que serão doados para entidades assistenciais de Bragança Paulista.
Os cuidados com o meio ambiente e as ações sociais estão presentes dentre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) que abordam os principais desafios enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo.