Paulo André é um dos destaques no GP Brasil

Redação Webrun | Atletismo · 20 maio, 2024

Paulo André é um dos destaques no GP Brasil
Paulo André competindo no GP Brasil/ Foto: Alexandre Loureiro/CBAt

Grande Prêmio Brasil – Niterói 2024, do Continental Tour da World Athletics, neste domingo (19/5), reuniu atletas brasileiros e estrangeiros na briga por índices e pontos no Ranking Mundial pela corrida olímpica até os Jogos de Paris, na nova pista da Universidade Federal Fluminense (UFF), localizada no campus Gragoatá, que recebeu o nome de Complexo de Atletismo Aída dos Santos. A competição fechou uma série de três eventos realizados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) – antes deste, o Ibero-Americano (10 a 12/5) e o GP Brasil-Cuiabá (15/5), ambos no Mato Grosso.

Na pista, um dos destaques foi Paulo André Camilo de Oliveira (CAES-ES) que venceu os 100 m com 10.38 (-3.4 m/s). O vice-campeão do Big Brother Brasil de 2022 comemorou com os fãs na arquibancada e fez muitas fotos com as pessoas. “Estou bem e saudável. As dores me atrapalharam no Mundial de Revezamento das Bahamas, mas agora tenho tempo para me recuperar e tentar o índice olímpico no Troféu Brasil”, afirmou Paulo André. O Troféu Brasil Loterias Caixa de Atletismo será realizado de 27 a 30 de junho, em São Paulo.

Rodrigo do Nascimento (EC Pinheiros-SP) foi o segundo colocado nos 100 m (10.52) e Vinícius Rocha Moraes (ASPMP-SP) o terceiro (10.68).

Rafael Pereira (AABLU-SC) voltou a vencer os 110 m com barreiras, como no GP Brasil de Cuiabá na quarta-feira (15/5). Desta vez, o vento contra atrapalhou a marca (13.87, -2.7 m/s), mas ele comemorou. “Eu estava solto, na minha melhor forma e estou feliz com a sequência das provas que eu fiz, com vitórias nos dois GPs”, disse Rafael, que teve uma torcida especial nas arquibancadas – os pais, tios, irmão e a mulher Gabriela. “É difícil ficar longe da família”, comentou Rafael que já tem índice olímpico e é colega de treinamento de Alison dos Santos em Clermont, na Flórida, com Felipe de Siqueira. 

A boa surpresa foi a medalha de prata de Thiago Resende Ornelas (AETA-Atletismo Taubaté-SP) com 13.88, numa chegada muito apertada. O chileno Martins Saez 13.95(941) e o brasileiro Eduardo de Deus (Praia Clube/Exército/Futel-MG), com 13.95(946), decidiram a medalha de bronze nos centésimos de segundos. 

Eduardo de Deus que venceu o Ibero-Americano com 13.24, mas com vento acima do permitido, viaja para a Europa – fará uma prova na Finlândia e duas na Suíça – para correr pelo índice olímpico. Thiago Ornelas também vai para a Estonia para fazer dois meetings do Continental Tour-bronze em busca de índice ou pontos no Ranking Mundial. 

Os brasileiros que venceram suas provas: Andressa de Morais, lançamento do disco (62,19 m); Rafael Pereira, 110 m com barreiras (13.87); Thiago Moura, salto em altura (2,21 m); Gabriele Sousa dos Santos, salto triplo (13,74 m, +3.1 m/s); Nicole Barbosa, salto com vara (4,10 m); Ana Caroline Miguel da Silva, arremesso do peso (17,28 m); Simone Ponte Ferraz, 3.000 m com obstáculos (10:13.01); Lucas Marcelino, salto em distância (7,78 m, +2.4); Paulo André Camilo de Oliveira, 100 m (10.38, -3.4 m/s); Darlan Romani, arremesso do peso (20,55 m); Valdileia Martins, salto em altura (1,86 m); Eliane Martins, no salto em distância (6,68 m, +2.7) e Luiz Maurício Dias da Silva, lançamento do dardo (80,84 m).

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

O evento foi o primeiro na nova pista da Universidade Federal Fluminense (UFF), localizada no campus Gragoatá, que recebeu o nome de Complexo de Atletismo Aída dos Santos, em homenagem a atleta de Niterói quarta colocada nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964. O local foi revitalizado pela Prefeitura de Niterói. O prefeito Axel Grael, o reitor Antônio Claudio da Nóbrega e Kenji Sato, pelo Comitê Olímpico do Brasil, participaram da cerimônia de abertura do GP ao lado do presidente da CBAt Wlamir Motta Campos.

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!