A Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri) já definiu as três provas internacionais, que servirá de seletiva, para definir a equipe brasileira que irá para as olimpíadas de Atenas. Mas para participar dessas competições os triatletas terão que estar classificados na lista dos 100 melhores esportistas de triathlon do mundo do ano de 2003.
Desta forma estão na disputa sete atletas. Mariana Ohata, Carla Moreno, Sandra Soldan, Leandro Macedo, Juraci Moreira, Paulo Miyasiro e Virgílio de Castilho. Todos eles irão disputar as provas da seletiva.
A primeira competição será no Japão no dia 11 de abril. Depois a próxima etapa será no México, no dia 25 de abril, encerrando na Ilha da Madeira, em Portugal, no dia 02 de maio.
O brasileiro mais bem colocado no ranking mundial após essas seletivas terá vaga garantida em Atenas.
Triathlon · 07 jan, 2004
Para os atletas que pretendem começar a praticar o triathlon uma boa opção para treinar nado em águas abertas pode estar dentro das piscinas. Uma nova aula de natação tem exercícios especais para esse tipo de competição.
O aluno consegue adquirir resistência e força física com a aula que mescla nado crown, exercícios de sustentação do nado sincronizado, além de séries com maior e menor intensidade. Desta forma os nadadores ficam aptos a fazerem travessias de mar, represas e lagos.
Normalmente no Triathlon, prova que tem natação, corrida e ciclismo em uma única competição, exige que os atletas nadem em águas abertas, como o mar. E para aqueles que não moram em cidades praianas e praticam o esporte a aula de nado em águas abertas pode ser uma forma de treino.
Em São Paulo essa aula é ministrada pela academia Competition da Rua Oscar Freire. As turmas são de 12 pessoas e a aula tem duração de 60 minutos. Para mais informações (11) 3061-0647.
Triathlon · 07 jan, 2004
Alguns atletas brasileiros e estrangeiros, que participaram da São Silvestre 2003, tiveram cinco dias de descanso e já partiram para uma tradicional corrida de rua no Uruguai, a Corrida de San Fernando. A competição aconteceu ontem na cidade de Punta Del Este e contou com cerca de seis mil atletas que correram 10 km.
Os três primeiros lugares do pódio masculino ficaram com os quenianos. O vencedor foi Robert Cheruiyot junto com Benson Cherono e Yusuf Songoka, respectivamente segundo e terceiro lugar da prova.
Completou o pódio masculino, os brasileiros Rômulo Wagner (Mizuno) e Clodoaldo Gomes (Symap/Nike), quarto e quinto colocados respectivamente. Ambos corredores tiveram grandes atuações na última São Silvestre, o primeiro sendo vice-campeão e o segundo conquistando a décima colocação na tradicional prova.
Já o brasileiro Marílson Gomes, atual campeão da São Silvestre, conseguiu apenas o sexto lugar, com o tempo de 29min09. Ele terminou a corrida com quase dois minutos a mais do tempo do campeão Cheruiyot, que completou o percurso em 27min57.
Na categoria feminina o lugar mais alto do pódio ficou também para o Quênia, com a atleta Debora Menginch, que finalizou a prova em 33min15. A segunda posição ficou para a brasileira Márcia Narloch, com 33min23 e a terceira colocada foi Elisa Cobanea da Argentina, com 33min27.
Corridas de Rua · 07 jan, 2004
A Corrida Vivo São Sebastião é a principal competição de 10 Km da cidade do Rio de Janeiro (RJ) e, tradicionalmente é disputada no dia 20 de janeiro, data da fundação da cidade maravilhosa. Esse ano a prova acontece em uma terça-feira (feriado local).
Tanto a largada como a chegada acontece na Enseada de Botafogo, no belo Aterro do Flamengo. No ano passado as inscrições se esgotaram em apenas uma semana. E a expectativa que nesta próxima edição aconteça o mesmo, pois além, de ser um tradicional evento do calendário carioca, os organizadores sortearão duas Scooter modelo Jog Teen Yamaha Distac entre todos os inscritos que completarem o percurso com a camiseta e boné oficial do patrocinador da competição a Vivo.
Para saber como efetuar sua inscrição acesse o menu Calendário do canal Corridas de Rua.
Corridas de Rua · 06 jan, 2004
Quinze esportistas do atletismo brasileiro encerraram o ano de 2003 com índice para as olimpíadas de Atenas, que acontece entre os dias 13 e 29 de agosto deste ano. Mas só esse resultado não garante a vaga olímpica. Segundo a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) é necessário também manter uma boa marca na temporada de 2004, para então competir em Atenas.
Isso significa que os atletas, que já têm índice, terão que alcançar pelo menos o índice B até o dia 11 de julho. Por enquanto o Brasil garante a vaga nos 100, 200, 800 e 1200 metros rasos.
Na Maratona e na Marcha Atlética 50km a classificação é um pouco diferente. Os corredores precisam obter bons resultados até o dia dois de maio. Além disso, esses atletas não precisam atingir índice duas vezes. Por isso já estão escalados para as olimpíadas os maratonistas André Luís Ramos e Márcia Narloch, terceira colocada da São Silvestre 2003.
Atletismo · 06 jan, 2004
A Confederação Caribenha divulgou ontem quem são os dois melhores atletas do ano de 2003. O título foi concedido para o corredor dominicano, Felix Sanchez, e para a corredora do México, Ana Guevara. Ambos já foram destaques na corrida de atletismo dos 400 metros.
A mexicana foi a primeira mulher a superar a marca de 49seg na prova dos 400m durante as olimpíadas de 1996 em Atlanta. Ela terminou a competição com 48seg89. Já Sanchez foi considerado o sétimo homem mais rápido da prova dos 400 metros de Paris deste ano, com o tempo de 47seg25.
Atletismo · 06 jan, 2004
Cerca de 120 atletas do país e também do exterior irão participar da mais nova prova brasileira de resistência: Volta do Estado de São Paulo de Ciclismo 2004. A competição acontecerá entre os dias 11 e 18 de janeiro com um percurso de 1.140km, divididos em nove etapas. No entanto apenas 974,25km serão de pura competição.
A largada e chegada serão feitas na capital paulista. E durante a prova os ciclistas irão passar por cidades como São José dos Campos, Atibaia, São Carlos, Bauru, Ribeirão Preto e Campinas. Já confirmaram participação na Volta do Estado de São Paulo de Ciclismo 2004 as equipes Uruguaia, Argentina e também a equipe dos Estados Unidos. Já o time brasileiro é o maior e conta com 15 equipes.
Para a segurança dos ciclistas nas estradas paulistas, a Secretaria de Estado dos Transportes irá distribuir folhetos explicativos sobre a competição aos motoristas a partir de hoje, dia seis.
Triathlon · 06 jan, 2004
Mais um caso de doping atinge o pedestrianismo nacional. Dessa vez, quem apresentou teste positivo foi Marizete de Paula Rezende, vencedora da Corrida Internacional de São Silvestre, no ano de 2002, e da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro no último mês de agosto, prova na qual, foi coletada a amostra que desencadeou o processo.
Leia na íntegra o Comunicado Oficial emitido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt):
No dia 30 de setembro de 2003, a CBAt recebeu comunicação da IAAF de que a amostra "A" do exame de urina da atleta Marizete de Paula Rezende (Registro CBAt 8.736), coletada no dia 31 de agosto de 2003, na prova Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, apresentou resultado analítico adverso para a presença da substância proibida Eritropoetina (EPO) recombinante, identificada pelo laboratório credenciado pelo COI/IAAF, de Paris.
2. No mesmo dia 30 de setembro de 2003, a CBAt informou a atleta do resultado adverso, solicitando-lhe, conforme determinam as normas internacionais, uma justificativa sobre o fato.
3. No dia 10 de outubro de 2003, a CBAt recebeu as explicações da atleta, quais sejam:
a) Que a médica oficial do controle anti-doping havia lhe perguntado apenas sobre os medicamentos que havia ingerido nos últimos 5 dias. Assim, ela declarara todos, inclusive o tratamento que se chama noripurum, que ela havia ingerido 3 (três) dias antes.
b) Que a atleta não havia relatado outro tratamento a que se submetia porque não estava neste período e por não ter sido solicitado;
c) Que, mesmo com a alteração normal, depois do esforço e da desidratação, os valores de referência do exame de sangue, hemoglobina e hematócrito estavam abaixo da média normal e, portanto, não apresentavam sinais de dopagem, não havendo necessidade de seu encaminhamento para o laboratório que detecta EPO;
d) Que, com o tratamento a que se submetia, não procurava melhorar sua performance, mas somente corrigir uma deficiência fisiológica, possibilitando-lhe continuar seus treinamentos, pois compreende que nada substitui os treinamentos, mas no caso de problemas de saúde fez-se necessário procurar orientação médica, o que ela havia feito.
Outrossim, a atleta encaminhou Relatório Médico datado de 1º de outubro de 2003, informando que a paciente Marizete de Paula Rezende encontrava-se em tratamento há cerca de 2 anos e, como não tivesse ocorrido melhora clínica, mais recentemente, em 30 de julho de 2003, foi iniciada terapia com eritropoetina em doses baixas para correção completa do distúrbio, o que foi conseguido.
Também, foram encaminhados pela atleta diversos resultados de exames de sangue e documentos pertinentes.
4. No mesmo dia 10 de outubro de 2003, a CBAt encaminhou as justificativas da atleta à IAAF.
5. No dia 30 de outubro de 2003, como não recebesse resposta, a CBAt reiterou, por escrito, uma posição da IAAF.
6. No dia 12 de novembro de 2003, a IAAF informou que:
"Sem considerar aqui em detalhes os argumentos médicos apresentados pela atleta, deve ser enfatizado que, se um tratamento por EPO era necessário para a condição médica da atleta, uma solicitação anterior de autorização deveria ter sido feita, de acordo com o procedimento de dispensa da IAAF. Portanto, pelas regras da IAAF, a justificativa apresentada pela atleta não pode ser considerada como aceitável. Também foi observado que o uso de Eprex não foi declarado no formulário de controle de doping entre outras drogas mencionadas."
Outrossim, a IAAF solicitou a adoção dos procedimentos indicados pelas normas internacionais, como a suspensão provisória da atleta.
7. No dia 13 de novembro de 2003, a CBAt comunicou a atleta de que suas razões não haviam sido aceitas pela IAAF e que ela se encontrava provisoriamente suspensa de participar de competições de Atletismo, podendo solicitar o exame da amostra "B" de sua urina. Na mesma data, a atleta pediu a realização do exame da sua amostra "B".
8. No dia 2 de dezembro de 2003, a atleta solicitou correção na tradução de sua primeira justificativa de que havia ingerido a substância noripurum 3 (três) dias antes da coleta e não 30 (trinta) como havia sido traduzido, por erro de digitação. Acrescentou ainda, que os copos d'água providenciados para o exame não eram lacrados, configurando erro perante as normas da IAAF e ensejando a anulação do exame.
9. No dia 3 de dezembro de 2003, a CBAt encaminhou à IAAF as novas explicações da atleta.
10. No dia 5 de janeiro de 2004, a CBAt recebeu comunicado da IAAF de que não havia aceito as justificativas da atleta, conforme se segue:
a) Em relação à mudança de datas de administração da droga mencionada na justificativa da atleta, não poderia haver interpretação ou conclusão diferentes para aquela justificativa. Na verdade, a despeito do fato de que tratamentos médicos recentes deveriam ser declarados no formulário anti-dopagem, tais declarações apenas, não interessando as datas, não podem ser consideradas como autorizações ou justificativas para terapia com substâncias proibidas. Como mencionei em meu fax de 12 de novembro de 2003, uma aplicação anterior deveria ter sido feita de acordo com o procedimento de dispensa da IAAF, em vigor, para um tratamento de EPO;
b) Agora, considerando a observação da atleta sobre irregularidade de procedimento no processo de teste (copos d'água não lacrados) eu enfatizaria primeiramente que a Sra. Rezende assinou uma declaração no formulário de controle de dopagem de que ela estaria satisfeita com o procedimento de coleta.
Gabriel Dollé
Oficial Anti-Doping da IAAF
11. Assim, com o comunicado da IAAF de que o exame "B" de urina da atleta Marizete de Paula Rezende foi considerado positivo, a CBAt torna público este comunicado, pela extinção do período de confidencialidade exigido pelas normas internacionais.
Meia Maratona · 06 jan, 2004
Depois de vencer a São Silvestre Marílson Gomes já tem planos para 2004. O atleta, que completou a mais tradicional corrida de rua do Brasil com 43min49, pensa em participar das Olimpíadas de Atenas deste ano. Para isso ele deve se concentrar na disputa de uma vaga nos jogos olímpicos como maratonista.
Mas dessa vez Marílson terá que correr 42km ao invés dos 15km da São Silvestre. E se embarcar para Atenas o corredor irá competir com o queniano Paul Tergat, recordista mundial, que foi convidado pela Federação de Atletismo do Quênia para representar o país nas Olimpíadas.
Maratona · 05 jan, 2004
Normalmente os vencedores da São Silvestre começam o ano competindo. E a primeira prova deles é a San Fernando, que acontece no dia seis de janeiro em Punta Del Este, no Uruguai. A prova tem 10 km e é considerada pelos os atletas a extensão da São Silvestre, porque muitos corredores participam das duas competições.
Os brasileiros Marílson Gomes campeão da São Silvestre, o vice Rômulo Wagner e o décimo colocado Clodoaldo da Silva já confirmaram presença na competição uruguaia. E para aumentar a disputa entre os homens os quenianos Robert Cheruiyot e Yusuf Songoka, respectivamente quarto e quinto colocado da São Silvestre também irão participar da corrida de San Fernando.
Na categoria feminina as brasileiras que subiram no pódio da Corrida Internacional de São Sivestre, Márcia Narloch, Ednalva Laureano e Sirlene de Pinho, confirmaram presença. Além delas a sexta e sétima colocadas da corrida paulista, Adriana Aparecida da Silva e Nadir Sabino, irão para Punta Del Este. Também está inscrita a queniana Debora Mengich, segundo lugar na São Silvestre 2003.
Corridas de Rua · 05 jan, 2004
Depois de conquistarem os dois primeiros lugares da tradicional Corrida de São Silvestre 2003, o campeão Marílson Gomes e o vice Rômulo Wagner receberam um telegrama especial do Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva. A carta parabenizava os dois corredores e dizia que a vitória deles era um estímulo para todos os atletas brasileiros.
Além disso, Lula também convidou Marílson e Rômulo para uma visita ao Palácio do Planalto, em Brasília, sede do Governo Federal. Segundo a assessoria da presidência a vista deve ser feita ainda nesta semana.
São Silvestre- A corrida de São Silvestre aconteceu no último dia do ano de 2003, 31 de dezembro. Na categoria masculina o primeiro e o segundo lugar foram conquistados pelos atletas Marílson Gomes e Rômulo Wagner. O campeão terminou a prova com a marca de 43min49 e o vice, com 43min57. Essa dobradinha de brasileiros no pódio foi inédita para o país. O terceiro lugar da competição ficou com o queniano Martin Lel, com 43min59.
Já na categoria feminina a colocação mais alta que as brasileiras atingiram foi o terceiro lugar, com a atleta Márcia Narloch, 52min49. A primeira posição ficou com a queniana Margaret Okayo, com o tempo de 51min54 e o segundo lugar com Debora Menginch, com 52min35, também do Quênia.
Corridas de Rua · 05 jan, 2004
A triathleta Sandra Soldan (Reebok/Pão de Açúcar/Brasil Telecom) uma das três melhores atletas da modalidade em atividade no Brasil (na distância olímpica) e melhor sul-americana nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, quando foi a 11ª colocada, lançou neste final de semana seu Website.
Natural de Niterói (RJ) tem na natação seu forte. Conquistou em 2002 o Campeonato Mundial de Aquathlon, disputado em Cancun, no México e detêm vários títulos e conquistas importantes.
Para citar alguns ótimos resultados obtidos na temporada passada, destacamos: Campeã do Triathlon Internacional de Santos; Campeã do Vila Velha International Triathlon; Corner Brook ITU World Cup (4ª) entre outras conquistas.
Sandra Soldan, 29, que é formada em medicina, foi eleita a melhor triathleta brasileira pelo COB por três vezes consecutiva (2000/2001/2002).
Confira o site oficial da atleta clicando aqui.
Triathlon · 04 jan, 2004