Corra atrás de seus objetivos

Certa vez eu estava conversando com um amigo que me questionava como eu conseguia treinar tanto e não desistir. Falei de motivação, de superação, e de outras coisas que os psicólogos do esporte costumam falar. Foi quando ele disse que achava esporte muito chato, que cansava e que já tinha tentado praticar inúmeras vezes e nunca tinha dado continuidade, e que na última vez resolveu aceitar: definitivamente ele não gostava de esportes.

Fiquei pensando, é certo que há uma quantidade significativa de pessoas que não gostam de esportes, mas esse sujeito tinha tentado algumas vezes e eu me pergunto: O que o fez desistir?

Fui questionando como ele tinha começado a treinar, com quem, onde, e descobri informações fantásticas que me levaram a escrever esse artigo. Meu amigo praticava atividade física com objetivo emagrecer. Para isso começou a correr influenciado pelas inúmeras pessoas que nos últimos tempos lotam os parques fazendo seu trote ou sua caminhada, e pelas incontáveis revistas e competições que divulgam cada vez mais o esporte. Disse ele que corria uma vez por semana durante uma hora. Corria até cansar e depois caminhava para descansar, corria mais um pouco e caminhava mais um pouco. Após um mês ele constatou que os esforços foram inúteis, não estava mais magro, não tinha tido nenhum ganho com a atividade, pelo contrario, teve uma pequena lesão no joelho que trazia algumas dores.

Hoje eu posso dizer que o motivo da desmotivação do meu amigo é uma falta de planejamento, ou seja, ele tem um objetivo, mas não sabe o caminho para alcança-lo.

Por isso é muito importante ao iniciarmos uma atividade física consultarmos um profissional da área de Educação Física, só ele pode montar um treino adequado ao seu objetivo. Tenho certeza que meu amigo, se desde o início, tivesse procurado um bom profissional teria continuado a treinar pois, com o treino adequado para os seus objetivos, ele não teria se cansado tanto, não teria se lesionado e melhor, teria emagrecido como desejava. E não há nada mais motivador do que se aproximar ou alcançar uma meta.

Muitas vezes sou procurado por atletas ou pessoas que gostam de praticar esportes reclamando de suas atividades e que não conseguem atingir seus objetivos com a prática escolhida. Na maioria das vezes noto que a falta de um planejamento, ou melhor, de um acompanhamento para traçar esse planejamento, é a principal causa. Nesse caso tenho certeza, o psicólogo não tem muito o que fazer, o melhor é procurar um técnico ou educador físico.

Querer praticar um esporte é ter 50% do caminho andado para se iniciar uma prática esportiva, os outros 50% é vestir uma roupa esportiva e sair por aí fazendo seu esporte preferido, mas se quiser continuar a praticar, a atingir seus objetivos, é indispensável, até mesmo numa atividade tão corriqueira como correr, o acompanhamento técnico.

Atletismo · 16 fev, 2004


Confira o Sesc Triatlhon Caiobá

O triatleta Juraci Moreira (Brasil Telecom/Pão de Açúcar) foi o vencedor do 16º Sesc Triatlhon Caiobá, que aconteceu ontem, dia 15, na Praia Mansa, no Paraná. A tradicional competição foi disputada com distâncias olímpicas: 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10km de corrida.

O atleta paranaense garantiu a vitória nos últimos metros da corrida com a marca de 1:50:15, deixando o carioca Virgílio de Castilho(Brasil Telecom) em segundo lugar por apenas dois segundos de diferença. Completou o pódio em terceiro lugar, o campeão mineiro de triathlon Bruno Khouri com a marca de 1:50:44.

“Essa era a minha prova. Adoro competir em casa e queria voltar a ocupar o lugar mais alto do pódio, já que nos dois últimos anos que participei fui vice”, disse Castilho. “O Virgilio me deu muito trabalho. Corremos lado a lado. Consegui passá-lo faltando pouco para o final da prova.”, comemorou o campeão.

Feminino - Subiram ao pódio as triatletas que irão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Atenas. O primeiro lugar ficou com Carla Moreno (Pão de Açúcar Club), 2:02:59, seguida por Mariana Ohata (Brasil Telecom/Pão de Açúcar), na primeira competição dela na temporada 2004, com o tempo de 2:03:32. Já o terceiro lugar do pódio ficou com Sandra Soldan (Brasil Telecom/Pão de Açúcar), em 2:04:34.

“Esse resultado foi muito bom, já que voltei a treinar há apenas um mês. A corrida foi mais apertada em relação às adversárias, mas travei um ritmo forte e constante e consegui me recuperar. Daqui para frente vou continuar treinando para as provas da World Cup. Quero me manter entre as dez melhores triatletas do mundo”, revela Ohata.

Triathlon · 16 fev, 2004