Mundial: brasileiros devem encontrar forte calor na maratona

Redação Webrun | Atletismo · 20 ago, 2009

Bastos espera encontrar dificuldades na prova (foto: Divulgação/ Tião Moreira)
Bastos espera encontrar dificuldades na prova (foto: Divulgação/ Tião Moreira)

Neste sábado os brasileiros Marílson Gomes dos Santos, José Teles e Adriano Bastos disputarão a maratona do Campeonato Mundial de Atletismo, em Berlim (Alemanha) e devem sofrer com o forte calor que assola a região na última semana. A temperatura máxima registrada chegou a 32ºC e a menor 16º durante a madrugada.

Para piorar a situação, a largada acontecerá às 11h45 da manhã (hora local) e a chegada será por volta das 14h com o sol forte brilhando sobre as cabeças dos competidores. Alguns atletas estão repensando suas estratégias de prova, inclusive Bastos, que por telefone contou a expectativa para a disputa.

“Realmente será muito difícil correr rápido, ou fazer tempo bom com o forte calor que está fazendo aqui em Berlim, todos os atletas estão preocupados com isso e achando um absurdo o horário da largada”, conta o brasileiro. Ele esperava fechar a disputa entre 2h16 e 2h18, mas terá que ser mais conservador. “Largarei de forma mais conservadora pensando neste tempo e, se por acaso conseguir correr com facilidade num ritmo que me ajude a fechar a prova abaixo de 2h18, ótimo, ficarei muito feliz e satisfeito”, completa.

Cláudio Castilho, treinador pessoal de Jose Teles e Maria Zeferina Baldaia, explica que os atletas estão prontos para encarar o desafio. “Ambos tiveram uma rotina dura de treinos e realizaram boas seqüências. Eles estão totalmente adaptados à altitude”.

No Brasil o canal de TV por assinatura Sportv irá transmitir ao vivo a competição a partir das 6h45 (hora de Brasília). Já a disputa feminina acontecerá no domingo (23) às 11h15 (hora local).

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!