Melhora na postura pode afetar diretamente sua corrida

Redação Webrun | Corrida de Montanha · 22 nov, 2016

É bem difícil manter nossa coluna ereta o tempo todo. Frequentemente vemos pessoas sentadas sem o devido, andando com a cabeça baixa olhando para o celular, carregando bolsas e mochilas pesadas com os ombros encurvados ou apoiadas de um lado só, entre muitos outros. Com o tempo esses vícios de postura podem causar alguns danos. E se eles já fazem mal à coluna na hora de sentar e andar, imagine só ao correr, quando vários músculos do corpo são trabalhados?

O Webrun conversou com dois especialistas para entender melhor essa relação entre postura e corrida.

De acordo com o Dr. Bruno César Aprile, ortopedista e diretor clínico da SO.U Ortopedia , a longo prazo, os vícios posturais podem causar problemas musculares como fadiga precoce, distensão, inflamações e rupturas, além de favorecer o desgaste de várias articulações e dos discos vertebrais na coluna.

Ele conta que o problema é algo cotidiano e que, por isso, deve ser observado com a mesma frequência. “Permanecer por um longo período na mesma posição, seja sentado ou em pé, pode levar ao desenvolvimento desses vícios. É preciso saber distribuir a sobrecarga de peso mudando de posições e realizando alongamentos periódicos”.

Foto: Wavebreak Media Micro/Fotolia Foto: Wavebreak Media Micro/Fotolia

Durante a corrida alguns dos hábitos mais comuns que podem prejudicar a saúde são: correr jogando os ombros para frente, não movimentar os braços, jogar o tronco de um lado para o outro e projetar o tronco mais à frente do resto do corpo.

O incômodo mais recorrente, causado por esses maus hábitos posturais, é a dor nas costas. O ortopedista especialista em coluna vertebral e professor da Faculdade Santa Marcelina, Dr. Luiz Claudio Lacerda, explica que até mesmo o lugar onde se treina pode influenciar.

“Quando corremos, existe uma maior sobrecarga na coluna, que pode variar conforme o terreno. Em um local plano, a carga é distribuída de maneira homogênea no disco intervertebral (pequenos amortecedores localizados entre cada uma das vértebras) e nas articulações posteriores da coluna. Em subidas, o disco fica ainda mais sobrecarregado e quando descemos, as articulações posteriores são mais utilizadas. Entretanto, independente do local da corrida, cada vez que o pé toca o solo existe uma força compressiva atuando na coluna que pode em alguns pacientes ocasiona a dor”.

Ele ressalta que, por a coluna não ser naturalmente projetada para receber todas essas sobrecargas, o atleta deve preocupar-se primeiro em fortalecer os músculos, que são as partes do corpo mais resistentes e devem estar preparadas para absorver essa carga.

Devo parar de correr? Não mesmo!

“A corrida sem a realização de fortalecimento muscular e condicionamento físico, pode gerar lesões, principalmente em pessoas com má postura. Por outro lado, ela ajuda no fortalecimento muscular, principalmente, dos membros inferiores e obriga o atleta, pela sua dinâmica de equilíbrio, a assumir uma postura mais correta”, explica Dr. Luiz Claudio.

Foto: LoloStock/Fotolia Foto: LoloStock/Fotolia

Participe do desafio Braves Mud Race!

O que posso fazer para amenizar esse problema?

Prestar atenção na sua postura durante o dia a dia, com certeza, também já diminuirá algumas dores nas costas, mas para corrigir os movimentos de corrida, treinar melhor e mais rápido, a pessoa deve ser avaliada por especialistas da área, para começar o processo de reeducação o corpo.

“O ideal é sempre realizar alongamentos, sem que haja dor, mas fazendo certo esforço até o limite de conforto. Fortalecimento muscular também é essencial, nas pessoas com vícios posturas esse deve ser inicialmente feito sob supervisão médica, de fisioterapeuta ou de um profissional de educação física”, recomenda Dr. Bruno César.

Este texto foi escrito por: Carolina Abrantes

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!