Marílson Gomes espera correr bem na maratona do mundial

Redação Webrun | Atletismo · 21 ago, 2009

Marílson está confiante em obter um bom resultado (foto: Donata Lustosa/ www.webrun.com.br)
Marílson está confiante em obter um bom resultado (foto: Donata Lustosa/ www.webrun.com.br)

Marílson Gomes do Santos, melhor fundista do Brasil na atualidade, já está pronto para encarar a maratona do Campeonato Mundial de Atletismo neste sábado (22) em Berlim, Alemanha. Apesar de ter adversários de peso no field, entre eles os africanos, o brasilense se diz confiante e busca melhorar sua marca pessoal de 2h08min37 obtido na Maratona de Londres 2007.

Em disputas na Alemanha seis recordes mundiais foram batidos nos 42 quilômetros, incluindo a marca do brasileiro Ronaldo da Costa, em 1998, e os atuais 2h04min26 do etíope Haile Gebrselassie, em 2008. “Não vai ser o mesmo percurso da Maratona de Berlim, mas a cidade é propícia para obter marcas”, ressalta o brasileiro.

Antes de chegar à capital alemã, ele fez uma preparação intensa na altitude da cidade suíça de Saint Moritz para chegar bem à competição. “A maratona vem evoluindo muito em nível mundial e, consequentemente, seus tempos têm caído bastante. Será impossível termos uma prova fraca”, avalia o recordista sul-americano dos cinco e 10 mil metros.

Esse será o segundo mundial de Marílson, que esteve na edição de 2005 em Helsinque (Finlândia), ocasião em que obteve o 10º lugar. “Eu quero conquistar uma boa colocação, mas estas coisas são difíceis de dizer porque dependem também das condições climáticas no dia da prova e de como vou me sentir. Trabalhei para isso”, enfatiza o bicampeão da Maratona de Nova York (2003 e 2005).

Entre seus principais adversários estão o atual vice-campeão olímpico Jaouad Gharib, do Marrocos, e alguns dos líderes do ranking de maratona: os quenianos Abel Kirui, Emmanuel Kipchirchir Mutai e os etíopes Tsegay Kebede e Yemane Tsegay. Kirui tem o terceiro melhor tempo da temporada (2h05min04), Kebede está em quinto (2h05min20) e Tsegay na 12ª posição (2h06min30). Mutai é o 15º colocado (2h06min53).

A temperatura em Berlim chegou aos 30ºC durante a semana, mas a previsão é que de clima ameno durante a disputa, com termômetros entre 12°C e 22°C, sem chuva e umidade relativa do ar de até 70%. A larga acontecerá às 6h45, hora de Brasília.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!