Marílson é favorito ao título da prova (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br )
Os principais atletas da elite brasileira disputam a partir desta quinta-feira (04) a segunda etapa do Troféu Brasil de Atletismo, competição que terá como palco o Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro. Um dos destaques da delegação verde e amarela é Marílson Gomes, que competirá os 10 mil metros já no primeiro dia.
O bicampeão da Maratona de Nova York correrá a partir das 16h30 o evento que serve como seletiva para o Campeonato Mundial, marcado para Berlim em agosto. O brasiliense já está qualificado para a competição alemã, mas na distância de maratona, então usará o Troféu como complemento dos treinos.
Marílson terá na Europa a companhia de José Teles de Souza e Cosme Ancelmo de Souza, mesmos adversários que enfrentará nas pistas cariocas. Penso que a prova terá um ritmo forte”, afirma Cláudio Castilho, treinador de Teles. “Isto porque, quem pretende fazer uma marca boa na maratona em Berlim, tem que ter velocidade. E para isto fazer bem os 10 mil é fundamental, complementa.
O atleta ostenta a medalha de prata no Pan 2003 e 2007 e é recordista sul-americano dos 10 mil com 27min28seg12, marca alcançada em 2007 na Bélgica. Já em mundiais ele tem como melhor resultado o 10º lugar na Maratona de Helsinque (Finlândia 2005), enquanto Teles ostenta o 18º em Osaka (Japão 2007).
Já os 10 mil metros paras as mulheres serão disputados na abertura do programa da competição, às 8h30 desta quinta-feira. Assim como na prova dos homens, o evento contará com atletas já qualificadas para a maratona do Mundial, Maria Zeferina Baldaia e Adriana Aparecida da Silva. Elas terão, porém, um nome forte como adversária: Lucélia Peres, medalha de bronze no Pan 2007.
Este texto foi escrito por: Webrun