Geoffrey Mutai corre novamente prova onde fez recorde mundial não homologado (foto: George Roberts/ Licença Creative Commons)
O queniano Geoffrey Mutai é, sem dúvida, um dos melhores maratonistas em atividade. Atual líder do circuito WMM World Marathon Majors, as maiores maratonas do mundo e vencedor da Maratona de Boston e de Nova York (ambas nos EUA) em 2011, o fundista ainda não tem lugar garantido na próxima Olimpíada.
A Federação de Atletismo do Quênia estabeleceu uma lista com seis pré-convocados para a prova masculina dos Jogos de Londres, da qual sairão os três representantes do País. Geoffrey está na lista, que contém também:
Tecnicamente, Geoffrey e Mosop são os maratonistas mais rápidos da história, uma vez que suas marcas na última Maratona de Boston são melhores do que o recorde mundial Geoffrey completou o percurso em 2h03min02. No entanto, a prova norte-americana não tem a variação de altimetria e a distância entre largada e chegada exigidas para a validação do tempo como recorde.
Na segunda-feira (16), o queniano corre novamente em Boston. Não posso dizer que farei o tempo mais rápido de novo porque não foi fácil no ano passado. Vou apenas para vencer, diz o corredor de 30 anos em entrevista à BBC, ciente de que um bom resultado provará que tem a consistência necessária para ir aos Jogos Olímpicos.
O maratonista declarou ainda que não tem técnico e que seu modelo de sucesso é o etíope Haile Gebrselassie. Por mais que não seja meu compatriota, gosto dele porque competiu por todos esses anos e nunca vi um atleta que tenha ido tão longe como ele. Esse é o meu objetivo: ser como Gebrselassie, encerra.
Este texto foi escrito por: Webrun