Lucas de Almeida Rosa, do Mundial para Pernambuco, pelo título do Brasileiro Sub-18

Redação Webrun | Atletismo · 11 set, 2024

O Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa Sub-18 de Atletismo, de sexta-feira a domingo (13 a 15/9), vai reunir na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife, vários atletas que disputaram o Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo de Lima (Peru) no fim de agosto. Dentre eles, Lucas de Almeida Rosa (Associação Corville de Atletismo-SC), nos 400 m com barreiras. O Campeonato, porta de entrada para a seleção brasileira e as disputas internacionais, recebeu a inscrição de 836 atletas (472 masculino e 364 feminino), de 154 clubes, de 23 Estados do Brasil, mais o Distrito Federal.

Lucas de Almeida Rosa, do Mundial para Pernambuco, pelo título do Brasileiro Sub-18

Os três dias de disputas serão mostrados ao vivo pela TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A competição abre às 8 horas de sexta-feira (13/9), com os 100 m do decatlo. Serão duas etapas por dia, a última delas no domingo (15/9), fechando às 15:20, com a disputa do lançamento do dardo feminino.

Aos 16 anos, Lucas Rosa foi o 17º colocado nos 400 m com barreiras em seu primeiro Campeonato Mundial Sub-20 – disputou a semifinal -, com a sua melhor marca pessoal (52.67) e comemorou. “Como no Mundial a barreira é mais alta posso repetir o meu PB no Brasileiro Sub-18”, comentou o estudante do 1º ano do ensino médio do Colégio Univille, que treina com Margit Weise, em Jovinville (Santa Catarina). “Já corri o sub-16 lá (UFPE), conheço o clima – é quente, mas tem vento – e a pista.”

+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!

Na temporada passada, Lucas foi campeão brasileiro sub-16, na UFPE, em Recife. Tem quatro títulos brasileiros no sub-16, dois nos 300 m com barreiras e dois nos 80 m com barreiras. Agora, quer o título brasileiro na categoria sub-18 nos 400 m com barreiras e com sua melhor marca pessoal. Começou a competir aos 9 anos, depois de ganhar medalha e uma bicicleta na Maratoninha da CAIXA em sua cidade. 

Alessandro Borges Soares (Associação Cultural Nipo Brasileira de Araçatuba-SP), eleito o melhor atleta do Brasileiro Sub-18 de 2023, em Aracaju (Sergipe), também estava com a seleção no Mundial Sub-20 e vai buscar mais um título nacional. 

O Brasileiro Sub-18 é uma realização da CBAt, com patrocínio do Governo de Pernambuco e parceira com a Universidade Federal de Pernambuco.

O Brasileiro Sub-18 tem apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que desenvolve o programa de formação de atletas juntamente aos clubes integrados e ENADS. CLIQUE AQUI

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!