O L’Étape Brasil by Tour de France fez o tradicional briefing técnico para os mais de 1.000 atletas amadores que disputam a etapa de Cunha (SP) neste domingo (7). Na estreia dos eventos de 2024, os participantes terão as distâncias de 110 km e 2.870 metros de altimetria acumulada e 59 km com 1.300 metros de altimetria acumulada.
Considerada uma das provas mais difíceis do calendário de ciclismo de estrada do país, o L’Étape Cunha é caracterizado pelas subidas e curvas no interior de São Paulo, bem como o calor esperado para o fim de semana.
Especialistas como o diretor Fernando Cheles e a treinadora Gisele Gasparotto destrincharam todos os detalhes dos dois percursos. A apresentação foi de Leandro Pricoli. Assista ao briefing técnico completo.
Os participantes vão encontrar ruas e estradas 100% fechadas, bem como vários pontos de hidratação e alimentação espalhados na pista. Serão cinco pelotões ao total, com a largada da prova principal às 7h. O percurso curto parte às 8h.
”Nossa ideia é gerar uma experiência que os atletas profissionais do Tour de France têm! A ideia é vivenciar um mapa de percurso, os pontos, o planejamento…não é só subir na bike e sair pedalando. A chegada também é um momento especial na subidinha da frente da igreja com tanta gente te aplaudindo, é a cereja do bolo”, contou Fernando Cheles.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
”O ciclismo é uma modalidade que exige muito e qualquer erro pode custar caro. Por isso é preciso estudar e treinar. Nosso objetivo é que os atletas evoluam e por isso, a cada ano, investimos em passar conhecimento aos participantes.
A cidade de Cunha (SP) não tem grandes montanhas propriamente ditas, mas os pequenos morros dificultam os atletas amadores, que terão 2.870 metros de altimetria acumulada. A maior subida será da Serra do Mar nos primeiros 25 quilômetros.
Os atletas vão até a divisa com o estado do Rio de Janeiro. Os 60 quilômetros finais serão um verdadeiro sobe e desce. O calor pode ser um fator preponderante para um bom resultado em ambos os percursos.
A treinadora Gisele Gasparotto sugere aos atletas entender todos os detalhes do mapa e saber dosar a velocidade em pontos estratégicos. ”A etapa de Cunha é desafiadora pelas subidas duras. É importante estudar a altimetria dos percursos e testar antes no próprio local as subidas. É interessante reconhecer a pista antes. Sou fã do L’Étape de todas as edições”, disse a professora de ciclismo e fundadora da Lulu Five.
E mais uma vez, o L’Étape Brasil premiará os melhores escaladores no Desafio Rei e Rainha da Montanha. O trecho escolhido será no sentido Campos Novos, entre os quilômetros 70 e 74. Em 2023, venceram o Desafio Rei e Rainha da Montanha em Cunha, respectivamente, Bruno Martins Lemes, com o tempo de 10min56s881 e Juliana Missen Cipriano, com 15min42s314.
”O primeiro trecho de subida em Cunha não é tão inclinado, mesmo que seja muito longo. Os atletas estão com o tanque cheio e passam melhor por lá. Mas a estratégia melhor seria dosar, porque se der tudo no início pode comprometer o resto da prova”, completou Gisele Gasparotto.
Baixe o Guia Oficial com mapas, time table, GPX e o regulamento da prova em https://arquivos.letapebrasil.
Em 2023, o campeão geral masculino dos 110 km foi Guilherme do Couto, que completou a prova em 3h26min39s. Na prova feminina, Maíra Catenacci foi a grande vencedora, com a marca de 4h08min20.
A partir de 2023, a competição de ciclismo de estrada passou a contar com três provas em seu calendário. Além de Cunha, o L’Étape Brasil continua na cidade paulista de Campos do Jordão, no final de setembro e no Rio de Janeiro no último fim de semana do mês de junho.
Nesta temporada, os atletas participantes poderão contar com toda a estrutura que a organização oferece, no mesmo estilo das grandes provas europeias, bem como a segurança do primeiro ao último quilômetro, além do Village.
Serviço:
Endereço Village: Parque Lavapés s/n – Cunha (SP) – CEP 12530-000
Horários de funcionamento:
Sexta-feira, 5 de abril: das 12h às 20h (entrega de kit)
Sábado, 6 de abril: das 9h às 20h (entrega de kit)
Domingo, 7 de abril: das 7h às 16h30
O número para avisar o centro de operações em caso de acidentes ou ocorrências é o +55 (11) 96310-4470.