João Gari desbanca Adriano Bastos e vence a Maratona de Porto Alegre

Redação Webrun | Maratona · 23 maio, 2011

João estudou bem os adversários antes de atacar (foto: Arquivo Pessoal/ Renata S. Bastos)
João estudou bem os adversários antes de atacar (foto: Arquivo Pessoal/ Renata S. Bastos)

Na manhã do ultimo domingo (22/05) aconteceu a edição 2011 da Maratona Internacional de Porto Alegre, competição que esse ano foi realizada sob um atípico calor. Entre os homens, João Marcos Fonseca, o João Gari, desbancou Adriano Bastos, enquanto no feminino Antônia Bernadete Lins de Silva foi a melhor.

Com uma temperatura na marca dos 26ºC incomum para o outono, cerca de três mil competidores alinharam para a largada às 7h15. Do começo da prova, até a passagem da meia maratona um pelotão de cerca de 20 atletas se manteve na frente, mas a partir dos 21 quilômetros menos da metade manteve o mesmo ritmo.

Cerca de oito competidores se desgarraram do grupo e passaram a liderar a maratona com diversas trocas de posições à frente. No quilômetro 35 restavam cinco corredores no pelotão e esse foi o momento em que João Gari resolveu se desgarrar e abrir vantagem.

Adriano Bastos, que tentava o bicampeonato após a vitória em 2009, sentia desconforto na musculatura posterior e ainda se recuperava de uma gripe contraída há duas semanas. Com isso, ele não conseguiu atacar o líder e passou a ter uma disputa pessoal pelo segundo lugar com Manoel Alves da Silva.

João cruzou a linha de chegada com o tempo de 2h20min49 e foi seguido por Bastos com 2h21min34 e Manoel com 2h21min38. “Observei os adversários e vi que se eu saísse antes do 35 pagaria caro”, lembra o campeão.

Para Adriano, o fato de ter contraído gripe nas duas últimas semanas prejudicou muito a performance, mesmo ele tendo treinado especificamente para a disputa. “Senti a musculatura muito presa e quando o João arrancou não tive pernas para ir junto. Mas estou muito feliz por mais uma vez ter conseguido subir num pódio de uma das maratonas mais importantes do nosso calendário”.

Mulheres – Na prova feminina não houve disputas acirradas, visto que a cearense Antônia Bernadete liderou de ponta a ponta e não chegou a ser ameaçada pelas adversárias. Ela marcou 2h48min40, seguida por Luciana Lima da Luz com 2h52min30 e Clarisse da Luz Santos com 2h59min35.

“Agradeço a Deus por me dar saúde, força e determinação. Também ao meu treinador e à minha equipe”, relata a corredora de 33 anos. “A parte mais complicada para mim foi no viaduto”, finaliza.

Além dos 42 quilômetros, a prova teve uma rústica e revezamento para duplas, quartetos e octetos.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!