História da modalidade Meia Maratona

Redação Webrun | Meia Maratona · 30 nov, 2001

A Meia Maratona cuja distância oficial é 21.097 metros derivou da clássica distância da Maratona.

A distância tornou-se muito popular entre corredores intermediários e de longas distância.

Um dos fatores do sucesso da modalidade é por tratar-se de um ponto estratégico para aqueles que disputam uma Maratona (42.195 metros) e mesmo para não maratonistas que se satisfazem com a quilometragem da modalidade.

É neste ponto, que geralmente, os maratonistas avaliam seu estado físico, psicológico, a estratégia que irão adotar daí para frente, mantendo, aumentando ou diminuindo o ritmo, além de ser um dos melhores treinos para esse tipo de corredor.

Desde 1992 a Federação Internacional das Associações de Atletismo (IAAF) promove anualmente o Campeonato Mundial de Meia Maratona.

No Brasil a mais tradicional prova brasileira da modalidade era a Meia Maratona da Independência disputada tradicionalmente dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República. A prova era organizada pelo jornal “A Gazeta Esportiva”, no entanto, desde 1997, por falta de patrocínio, a competição não é realizada.

Nesta mesma época a Meia Maratona do Rio consolidou-se como a maior e mais atraente prova da distância realizada no Brasil, mais recentemente em 1999, surgiu a Meia Maratona Cidade de São Paulo organizada pela Corpore que passou a ser prova obrigatória para aqueles que buscam competir numa das melhores corridas de rua brasileiras.

Este texto foi escrito por: Webrun

 

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!