Geoffrey Mutai corre em Berlim para ser maratonista mais rápido da história (foto: SNappa2006/ Licença Creative Commons)
Terminadas as Olimpíadas e a Diamond League principal circuito de atletismo os olhos do mundo das corridas voltam-se para a tradicional modalidade da maratona. Ainda neste ano, três provas devem atrair os melhores maratonistas da elite mundial: Berlim (30/09), Chicago (07/10) e Nova York (04/11).
As três fazem parte do circuito WMM (World Marathon Majors, as principais maratonas do mundo) e a primeira delas é a da capital alemã. Das cinco provas que compõem o WMM, Berlim é considerada a mais rápida nela foram marcados os últimos recordes mundiais da distância.
De fato, a Maratona de Boston já registrou tempos abaixo do recorde mundial, em 2011, mas as características da prova como inclinação e vento a favor impediram que as marcas fossem homologadas como recorde. E é justamente o dono desta marca de maratona mais rápida de todos os tempos em Boston que é o favorito para a vitória em Berlim.
Quênia, mais uma vez– Geoffrey Mutai completou a Maratona de Boston de 2011 em 2h03min02. O recorde mundial do também queniano Patrick Makau, em Berlim, é de 2h03min38. Por mais que Mutai ainda não tenha declarado que correrá pelo recorde, é inegável que a opção do fundista pela maratona mais rápida do mundo busca alçá-lo a um recorde oficial.
Field anônimo– A proximidade da prova com a Maratona dos Jogos Olímpicos invariavelmente esvaziou o número de atletas de alto nível em Berlim. Como os principais maratonistas do mundo ainda estão em recuperação da prova em Londres, os nomes confirmados para a corrida na Alemanha são todos de corredores que ainda tem pouca expressão no cenário mundial.
Ainda assim, a tendência é que a Maratona de Berlim deste ano promova novos talentos – nunca é demais lembrar que o Quênia tinha mais de 100 corredores homens com índice para as Olimpíadas, muitos desconhecidos. Para efeito de comparação, o Brasil tinha apenas cinco e os três que foram tiveram desempenho surpreendente.
Este texto foi escrito por: Webrun