Fernando González e Estrella Castillo vencem K42 Saara

Redação Webrun | Maratona · 05 nov, 2009

A largada aconteceu com clima ameno (foto: Divulgação)
A largada aconteceu com clima ameno (foto: Divulgação)

No último sábado (31) aconteceu no Saara Ocidental a K42 Saara, última etapa do circuito internacional K42, prova que teve vitória de Fernando González e Estrella del Castillo. Os dois atletas ganharam passagem aérea para a final do circuito, a ser realizada na Argentina no próximo dia 14.

O clima favoreceu os competidores na primeira parte, já que as nuvens cobriram o céu e amenizaram o calor por pelo menos duas horas. Estiveram no pelotão, atletas espanhóis, das Ilhas Canárias, Itália, além dos locais, que em sua maioria optaram pela distância de 21 quilômetros e mostraram ótimos desempenhos.

Logo de início o canário Fernando González Díaz tomou à frente e, no trecho de dunas, começou a levar vantagem sobre os adversários. Ao chegar à marca dos 10 quilômetros, ele já havia aumentado a distância para Javier Medina Rivero e Modesto Fernando Castillón Santana, que correram juntos até a metade da prova.

Enquanto isso, na disputa feminina, Estrella del Castillo também dominava a prova no meio de um pelotão de homens, que corria pela costa marítima em busca de uma brisa fresca. Nos 21 quilômetros, uma bandeira de sinalização indicava que naquele trecho havia um posto de hidratação, que foi aproveitado por todos os atletas sem exceção.

A segunda metade alternou pequenos trechos de areia e um sinuoso caminho de pedras entre as dunas. Neste momento o calor do Saara começou a castigar os atletas, entre eles Estrella, que aproveitou para alternar corrida e caminhada, com o intuito de recuperar as energias.

Em cada posto de hidratação havia barracas montadas para fornecer água e dátiles, um fruto típico da região, oferecidos por mulheres vestidas com trajes típicos que aplaudiam e incentivavam os maratonistas. Ao final, dois camelos serviram de guias para mostrar o caminho da chegada para os campeões, que puderam aproveitar as regalias do acampamento.

Localizado a 15 quilômetros da cidade de Laayun, o espaço permitiu que os participantes estrangeiros pudessem conhecer um pouco mais sobre os costumes, cultura, música e comidas típicas dos saharauis. Durante a noite aconteceu a cerimônia de premiação e, aqueles que ainda tinham energias, puderam participar da festa de premiação. No dia seguinte pela manhã cerca de 150 crianças correram na prova infantil.

Resultados –

  • Masculino 42 km: Fernando Gonzalez Diaz 3h42min01
    Javier Medina Rivero 4h12min05
    Modesto Fernando Castrillon Santana 4h17min55
    Pablo Plasencia García 6h09min30
    Mohamed Mouloud el Fakir

  • Feminino 42 km: Estrella del Castillo 6h13min30

  • Masculino 21 km: Youssef Bouatmane 1h10min11
    Mohammed Kerramid 1h10min46

  • Feminino 21 km: Fidelina Perez Vidal 1h14min12
    Ehawi Ibtisan 3h22min51

    Este texto foi escrito por: Webrun

  • Redação Webrun

    Ver todos os posts

    Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!