Em 2022, os eventos esportivos que envolvem corrida, ciclismo e natação foram responsáveis diretos por 3.5 M de inscrições, o que daria para lotar 77 estádios de futebol, com capacidade para 45 mil pessoas, mais do que uma Copa do Mundo, que são 65 jogos. Isso sem contar a torcida que vai assistir esses atletas, massivamente amadores. No ano, houve um crescimento de 25% no setor. Dados da plataforma Ticket Sports, resultado divulgados recentemente no TS Summit 2023.
O setor de corridas de rua e esportes outdoor foi um dos que mais sentiu os impactos da pandemia do coronavírus, e agora voltou com tudo. Só primeiro semestre de 2023 teve um aumento de 14,44% no número de organizadores e de 15,76% do número de eventos. Associação Brasileira de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (ABRACEO), fundada em março de 2020 e que teve papel fundamental nessa retomada, e agora está empenhada em profissionalizar o setor, por meio do pilar governamental, educacional e network.
“Ainda hoje algumas prefeituras não enxergam o potencial do nosso setor, mas este cenário está mudando a passos largos”, destaca Guilherme Celso, CEO da Chelso Sports, e presidente da ABRACEO. A entidade, por exemplo, finalizou o primeiro ano de atuação com 44 associados, e hoje já somam 77.
É um cenário de crescimento em curva ascendente com uma grande margem. Estima-se em 13 milhões o número de corredores no Brasil. Os ciclistas são mais 40 milhões e os nadadores, mais 11 milhões, que dá um total de 64 milhões, que nos próximos anos deve se reverter em um aumento expressivo de inscrições, em provas cada vez mais desejadas e caprichadas. A Maratona do Rio, por exemplo, passou este ano a São Silvestre em número de inscritos. Foram 40 mil divididos nas quatro provas: 42KM, 21KM, 10KM e 5 Km.
+ Siga o Webrun no Instagram!
+ Baixe agora o APP Ticket Sports e tenha um calendário de eventos esportivos na palma da sua mão!
Outro ponto fundamental desse setor é o impacto direto no Turismo e na Saúde. Foram 7. 300 eventos em 2022, com uma média de 480 inscritos. Detalhe, 60% das pessoas eram sedentárias, e começaram a se mexer por causa da prova que se inscreveram. E 70% delas costumam viajar para participar das provas. “Os eventos esportivos, com a participação da população, compõem o melhor antídoto para frear a obesidade e os gastos do governo com a Saúde, atualmente em R$ 162,9 BI. Eles têm o potencial de criar uma nova realidade possível”, observa Celso.
Outro dado interessante que comprova o interesse do brasileiro em cuidar do corpo, por meio da atividade física. A 24ª edição da IHRSA Fitness Brasil 2023, maior do segmento fitness, saúde e bem-estar da América Latina, realizada em agosto, atraiu 22 mil pessoas para conferir os lançamentos de 115 expositores espalhados nos 16 mil m². Estima-se que as empresas participantes tenham gerado mais de R$ 200 milhões em negócios – faturamento 53% maior em relação ao ano passado, um recorde absoluto!
BIG NUMBERS 2022
Inscrições – 3,5 Milhões
Número de eventos – 7.300
Número de corredores frequentes – 13 milhões
Número de bicicletas vendidas – 40 milhões
Número de nadadores frequentes – 11 milhões
Estimativa de caminhantes – 42. 6 milhões
Leia também:
– Dicas para escolher o tênis ideal para a sua corrida
– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance