EUA condena uso de MP3 player nas competições de corrida

Redação Webrun | Caminhada · 12 fev, 2008

Campanha No Headphones (sem fones de ouvido) (foto: Divulgação)
Campanha No Headphones (sem fones de ouvido) (foto: Divulgação)

Correr com música é um tema polêmico. Muitos treinadores acreditam que a música pode distrair seus alunos, além de colocá-los em risco. Isto porque, ao se concentrar com o som dos MP3 players, o corredor acaba ignorando o barulho da cidade, possíveis buzinas, entre outros, e isso pode causar um indesejável acidente.

Ao pensar em todas essas possibilidades, o Clube de Corredores dos Estados Unidos junto com a federação norte-americana de atletismo criou uma espécie de “selo” contra fones de ouvido, que será distribuído aos organizadores das provas. A idéia não é proibir totalmente o uso de música durante as corridas, mas alertar os atletas.

“Essa é uma forma de educação e não obrigação. O selo é uma maneira simples de mostrar que determinados eventos condenam a utilização de fones”, revela Gerweck, membro da federação de atletismo norte-americana.

Além disso, eles defendem que banir os fones de ouvido e avisar os participantes sobre o assunto é de responsabilidade do organizador do evento. “Muitos corredores não entendem e não sabem qual é a responsabilidade de um diretor de prova. Nós temos que cuidar da segurança de cada atleta”, conta Jean Knaack, diretor executivo do Clube de Corredores dos Estados Unidos.

Brasil – Aqui no Brasil, a medida norte-americana ainda não é aplicada. Hoje os corredores são livres para decidirem se vão correr ou não com fones. Porém, o organizador do Ironman Brasil, Carlos Galvão, sempre recomenda o não uso dos fones. “Os atletas não devem usar o MP3 player nem para treinar. Essa é uma opinião pessoal”, revela.

Para ele o uso de fones é arriscado até mesmo nas provas com percurso controlado, aquelas que acontecem nas ruas. “O corredor pode estar distraído com a música e por algum motivo pegar um motorista desavisado, que não sabe que a prova está acontecendo. Ele não vai escutar uma freada, nem uma buzina”, explica.

Mas para Galvão nos percursos totalmente fechados, como na Maratona de Revezamento Ayrton Senna, os fones estão liberados. “Numa prova fechada, como Revezamento que acontece no Autódromo de Interlagos, é até legal porque dá um gás na corrida. Fora isso há sempre o risco e a vida deve estar acima de tudo”.

E você o que acha sobre o assunto. Correr ou não com música nas provas? Clique aqui e deixe sua opinião.

Este texto foi escrito por: Donata Lustosa

Tags

mp3 música
 

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!