O mal estar vem, a boca fica seca, espirros começam a surgir… A pessoa já sabe que resfriado vem aí. A chateação começa quando o repouso atrapalha nas tarefas do dia a dia. Matar o treino por causa de uma gripezinha? Sem chances, é o pensamento de muitos. Mas segundo o professor de educação física da FIT360 e especialista em corrida, Cláudio Wallace, isso pode não ser uma boa opção.
O resfriado é uma infecção viral que compromete as vias aéreas superiores, quando isto acontece não recomenda-se treinar, diz. Os sintomas causados pelo vírus costumam ser coriza, leve cansaço, espirros, tosse, dor ou coceira na garganta e febre baixa de curta duração. Isto pode afetar consideravelmente o desempenho nos treinos, complicando a manutenção do pace o percurso desejado diz.
Colocar o corpo para realizar um esforço nessa fase pode prejudicar o processo de recuperação Foto: Photographee.eu/FotoliaColocar o corpo para realizar um esforço nessa fase pode prejudicar o processo de recuperação. Os sintomas dos resfriados normalmente duram de três a sete dias e normalmente há uma gradual piora do segundo para o terceiro dia, onde é a maior manifestação do vírus no corpo humano, explica. Para boa recuperação deve-se repousar, evitar o treinamento e manter o corpo muitíssimo bem hidratado.
Antes de realizarmos o treino resfriado é interessante pensar de forma macro, então deixo uma pergunta: vale a pena comprometer o planejamento de seis meses, um ano, por causa de um dia ou dois?, alerta Cláuido.
Recupere-se e volte depois ao treino, sem comprometer seus planejamentos.
Este texto foi escrito por: Christina Volpe