Equipe Pão de Açúcar vence Maratona de Revezamento em SP

Redação Webrun | Maratona · 20 set, 2009

Hudson fechou a prova para o Pão de Açúcar (foto: Donata Lustosa/ Webrun)
Hudson fechou a prova para o Pão de Açúcar (foto: Donata Lustosa/ Webrun)

Cerca de 30 mil pessoas participaram na manhã desse domingo (20), em São Paulo, da Maratona de Revezamento Pão de Açúcar. O evento, que foi realizado na região do Parque do Ibirapuera, contou com equipes de duas, quatro e oito pessoas. Ao final cada equipe participante teve que completar 42 quilômetros de prova.

A disputa mais acirrada pelo pódio ficou com os octetos masculinos. Isso porque, em todas as edições da Maratona, as equipes do Cruzeiro e do Pão de Açúcar se enfrentam ferozmente. Mas dessa vez a briga foi pacífica e quem levou a melhor foi o Pão de Açúcar (PA).

O atleta Hudson de Souza fechou a prova para o PA no tempo de 2h08min57. A equipe da casa abriu mais de dois minutos de vantagem em relação ao segundo colocado, o Cruzeiro. “Esse ano a equipe estava bem treinada. Quem tinha se machucado se recuperou a tempo e o Marilson abriu bastante no começo”, conta Hudson.

Apesar do maratonista Marislon Gomes dos Santos, integrante da equipe PA, abrir cerca de 1min30seg no início do revezamento, os outros atletas do time também abriram vantagem. “Todo mundo conseguiu ganhar tempo em cima do Cruzeiro, pelo menos uns 15 segundos em cada troca”, revela Hudson.

Para Marilson, que foi citado pelos colegas como um dos principais nomes da equipe, a prova não foi tão fácil. “Apesar de ser uma prova curta, a prova foi difícil, porque estou retornando ao meu treinamento. Achei que ia sofrer, mas até que no fim deu tudo certo”, conta o maratonista que se prepara para o tricampeonato da Maratona de Nova York, em novembro. “A prova já serviu de avaliação para Nova York”, acrescenta.

O time vice-campeão reconheceu que a equipe PA estava melhor. “O Pão de Açúcar esse ano contou com um time mais experiente. E nós vamos ter que pensar em uma nova escala para o ano que vem”, diz Franck Caldeira, um dos principais atletas do Cruzeiro.

Para o treinador do time mineiro, Minardi, outro motivo que fez a equipe perder foi à ausência do atleta João da Bota. Segundo o treinador, ele não participou da competição porque está lesionado. “O João da Bota faz toda a diferença. Era para ele abrir a prova. Mas como ele ainda está sentindo a panturrilha tive que substitui-lo por um atleta menos experiente, o João Gari. Sei que o João Gari fez o melhor dele, não acho ruim, mas o João da Bota fez falta”, lamenta o treinador.

A terceira equipe do Revezamento Pão de Açúcar foi a Vo2 Gatorade no tempo de 2h13min50. Nos octetos femininos, a Vo2 Stefanini garantiu o pódio com o primeiro lugar. As meninas campeãs completaram a prova em 2h37min35 seguidas pela Painel Musical.

Este texto foi escrito por: Donata Lustosa

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!