No último fim de semana terminou na Espanha a terceira Conferência Mundial de Doping no Esporte. O encontro teve como objetivo discutir formas de combater o doping com mais rigidez, além de aprovar o novo código antidoping.
De acordo com a WADA (Organização Mundial Antidoping), a grande mudança no código foi mais punição nos casos graves de uso de substâncias proibidas no esporte. Hoje o atleta pego no doping pode ser suspenso em até dois anos. No novo código a suspensão passa para quatro anos.
Além disso, o encontro serviu para eleger o próximo presidente da WADA. O escolhido por todos os delegados presentes foi o ex-ministro das finanças da Austrália, John Fahey, que assume o posto do canadense Dick Pound no dia primeiro de janeiro de 2008.
Segundo a Confederação Brasileira de Atletismo (Cbat), o Brasil foi representado pelo advogado da Cbat Thomaz Mattos de Paiva, presidente da Agência Antidoping da entidade (ANAD), e o médico Rafael de Souza Trindade, também membro da ANAD.
Este texto foi escrito por: Webrun