Dor de barriga: evite durante a corrida de rua e não prejudique sua performance

Confira as dicas para não ter esse problema tão comum para atletas

Christina Volpe | Bem Estar · 01 mar, 2017

Você está correndo em um treino ou prova e, de uma hora para a outra, seu corpo dá sinais que uma pausa precisar ser feita, porém não foi por falta de ar, dor muscular ou algo do tipo, mas sim aquela vontade incontrolável de ir ao banheiro. Para muitos, a sensação chega em horas constrangedoras, mesmo assim a situação é mais normal do que parece.

O cirurgião geral e coordenador da especialidade de gastroenterologia do Grupo Hospitalar Vida’s, Dr. Fernando Torres Vasques, explica que as causas dos sintomas gastrointestinais podem ser diversas. “A baixa do fluxo sanguíneo intestinal, a liberação de hormônios gastrointestinais, desidratação, fatores psicológicos e a dieta antes da atividade
física, podem influenciar e causar diarreia. Se o indivíduo apresenta predisposição ou se já é portador de síndrome do intestino irritável, isso pode agravar”.

É importante lembrar que quanto maior a intensidade da corrida, também são maiores as chances dos sintomas ocorrerem.

 

Asian woman touching her own belly with stomachache

Christina Volpe

Ver todos os posts

Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.

 
 

Outras deste autor