Você sabe o que tem no seu prato? (foto: Divulgação/ Stock.Xchng)
Já disse aqui nesse espaço que é muito mais comum do que pensamos errar a quantidade de calorias dos alimentos, por isso não acho que saber esse tipo de informação seja tão fundamental para uma alimentação mais saudável. Quer exemplos?
Um pesquisador certa vez conduziu um experimento interessante disponibilizando pedaços de um bolo para cada participante. Em metade deles ele colocava o garfo sem faca como se faz em bolo de festa de aniversário, espetado em cima. Para outros, ele os colocava ao lado do prato, como pratos de refeição em um restaurante comum. Aqueles com o garfo espetado comeram muito mais do que os demais porque interpretaram que era um sinal subjetivo indicando que ali se tratava de uma porção individual.
O quanto se come em cada refeição ainda é algo bem mais complexo do que pensamos. Naquele outro artigo que citei, eu disse que quando há a palavra diet ou light no nome do prato, acabamos subestimando o total calórico da refeição. Pensamos que há menos calorias e acabamos comendo um pouco a mais.
Em um outro estudo foi mostrado que aquela pessoa que vai ao restaurante de comida dita natural acha que em média está consumindo 325 calorias, quando na verdade consome em média 700 calorias, ou seja, mais do que o dobro! O que isso muda no nosso dia a dia? Muita coisa, porque achamos que indo num restaurante natural, pelo menos na hora do almoço, resolveríamos o desafio de se alimentar saudavelmente. Porém, o tiro sai pela culatra, porque nesse tipo de situação comeremos mais do que deveríamos ou do que pretendíamos.
Mas o que é certo? E se do lado de cada prato tivesse uma lista nutricional? Será que poderíamos ter uma refeição mais equilibrada e correta? Infelizmente não! Para provar isso um programa de TV levou ao laboratório alguns alimentos para saber se suas informações de calorias eram realmente corretas. A surpresa foi que a imensa maioria dos alimentos era descrita como sendo mais saudável do que a realidade. Alguns deles tinham erros de 50% e outros de até 100%!
Além disso, as pessoas que fazem refeições aparentemente mais levas correm grande risco de na próxima refeição exagerar um pouco. Ela se acha no direito de comer um pouco a mais, já que uma refeição do seu dia era mais leve. Seria como fazer uma compensação por ter aberto mão do prazer de comer muita gordura e doces na refeição anterior.
Mas ao menos é uma boa notícia saber que mais e mais pessoas reparam na informação fornecida dos alimentos. Muitos ainda disseram que essas informações alteram o consumo deles reduzindo assim as calorias do que é pedido. E mais do que alterar o pedido em apenas uma refeição, 82% dos entrevistados disseram que mudaram seus hábitos diários ao saber dos valores nutricionais. Mas vale lembrar que essa nossa vigilância tem que ser constante e sempre muito atenta aos pequenos truques que nos aplicamos no dia a dia.
Este texto foi escrito por: Danilo Balu