Quem não conhece o Desafio Praias e Trilhas? Vou explicar! É uma prova que acontece em dois dias, que consiste em duas maratonas (sábado e domingo) atravessando a ilha de Florianópolis sentido Sul-Norte. Além disso, em seus 84 quilômetros totais, o asfalto só se faz presente em cinco quilômetros! Ou seja, se você é brasileiro, ultramaratonista ou trail runner e nunca fez essa prova, programe-se! Você precisa tê-la em seu currículo de provas.
Talvez seja a prova trail mais antiga do país, antes de qualquer “boom” do mercado Trail Run brasileiro. Porém, como todos sabemos, existe um grau de dificuldade para conseguir apoio, patrocínio e parceiros para esse tipo de prova. São poucos os canais de comunicação que fazem cobertura, não há celebridades disputando a corrida, enfim, tudo o que o mundo do marketing precisa e busca.
A prova – É um espetáculo, trilhas muito técnicas, com lama, pedra, costões, vacas, lagartos enormes e areia, muita areia. E não adianta querer comparar o tempo de prova. O clima, sol ou chuva, além de vento a favor ou contra, fora a “qualidade” da areia, fazem a prova ser diferente a cada ano. A cada edição você será surpreendido. O contato com a natureza se faz presente o percurso inteiro, pausas para banho de mar são recomendáveis, fotos com os visuais mais deslumbrantes de Floripa e humildade, sim, humildade.
Os atletas que compõem a prova são únicos. Não há classe social, cor, sexo, religião. Todos se respeitam e ninguém fica contando vantagem aos outros. Ninguém fica dizendo que fez, que vai fazer, que é isso ou aquilo. Simplesmente, correm! Simplesmente, se divertem! Não há importância em qual colocação o atleta chegou, mas sim em participar e completar a prova. Alegria indescritível.
A prova é bem técnica e exige bom preparo físico. Foto: Christian S. Mendes/ divulgaçãoMais um ano passou, mais uma edição completada e a pergunta fica no ar: será que teremos a 12ª edição? Quando? Em 2014 ou só 2015?
Para o bem da corrida, do Trail Run brasileiro, essa prova não pode acabar!
Pra mim, foi lá onde tudo começou. Em 2009, com a ajuda e incentivo de alunos, me aventurei nesse mundo e não abro mais mão dele. Tudo que conquistei na minha carreira de ultramaratonista trail foi graças à essa minha participação no Desafio Praias e Trilhas. Tive a sorte de estrear numa prova única, cativante e apaixonante. Hoje, já penso quando vou corrê-la de novo. Espero que seja logo em 2014!
Cruze a linha de chegada!
Este texto foi escrito por: Manuel Lago