Hidratação é fundamental para a performance e para a saúde (foto: Renato Cukier Arquivo WebRun)
É bom lembrar, entretanto, que a corrida é apenas uma parte da preparação dos corredores, uma vez que outros fatores, além de seu condicionamento físico, influenciam diretamente no seu desempenho durante todo o período de treinamento.
São eles:
Hidratação: Para que sua performance não caia durante a corrida, é sempre bom beber bastante líquido. Antes de iniciar suas atividades físicas, consuma entre 500 e 700ml de água ou bebida isotônica, divididos em quatro etapas: a primeira dose uma hora antes de começar o treino e as outras com intervalos de 15 minutos. Durante e após o exercício, continue se hidratando. Nunca espere a sede chegar.
Alimentação: Estabeleça um cardápio diário com pelo menos 70% de carboidratos (cereais, leguminosas, frutas e massas) e os outros 30% divididos entre proteínas e gorduras. Adquira o hábito de se alimentar logo após os exercícios, que é o melhor momento para o seu corpo absorver os carboidratos. Outro cuidado importante: nunca corra em jejum, pois seu corpo precisa de nutrientes para agüentar o esforço físico. Mel, iogurte, torrada com geléia, sucos naturais e frutas como pêra, maça e banana-prata são sempre boas opções.
Repouso: Os dias sem treino devem ser respeitados para que seus músculos se recuperem e estejam prontos para o próximo esforço. Aproveite para fazer uma seção de massagem ou alguma atividade leve dentro d’água (hidroginástica ou uma leve nadada).
Fortalecimento Muscular: Pelo menos duas vezes por semana, faça exercícios com pesos ou musculação (pouca carga e mais repetições).
Após ler os quatro tópicos iniciais – importantíssimo: na seqüência aqui demonstrada, sem pular as etapas – aí sim, você poderá iniciar os treinamentos que é o quinto passo a ser colocado em ação.
Este texto foi escrito por: Wanderlei de Oliveira