O açúcar está, de tal forma incorporado à nossa culinária, que a maioria das pessoas não têm uma noção exata do que ele é e dos possíveis riscos de seu consumo abusivo. Muita gente acha que ele é um aditivo natural à alimentação. Não, não é! Na verdade, sua adição é completamente dispensável para a alimentação.
Os efeitos do açúcar para a saúde podem ser amargos, como atestam vários estudos científicos, mas, infelizmente, muitas pessoas ainda os desconhecem.
O que é o açúcar – É importante deixar claro que o açúcar é um produto químico e não um alimento. Resulta do processo de refinação do caldo da cana de açúcar. É desprovido de nutrientes e rico em calorias, razão pela qual a sua ingestão facilita a instalação de várias doenças.
As moléculas criminosas: – AGEs são moléculas formadas a partir de uma reação entre o açúcar e as proteínas. São moléculas perigosas que podem alterar a estrutura e a função de vários tipos de proteínas e, infelizmente, podem causar doenças degenerativas e complicações nos diabéticos.
Vejamos agora algumas doenças que podem decorrer do consumo abusivo de açúcar.
Obesidade: através de uma reação bioquímica, o excesso de açúcar ingerido pode ser transformado em gordura e estocado, gerando obesidade, a qual representa uma porta de entrada para inúmeras doenças.
Diabetes: toda vez que o açúcar é ingerido, ocorre um aumento da glicemia (nível de açúcar no sangue); a isso, o organismo responde liberando insulina (hormônio responsável por colocar a glicose dentro da célula). Como é o pâncreas que produz a insulina, pode ocorrer sobrecarga pancreática, podendo ocasionar insuficiência ou falência desse órgão, facilitando o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Resistência à insulina é outra possível consequência da ingestão excessiva de açúcar.
Câncer: o consumo de açúcar pode favorecer o desenvolvimento de câncer por várias razões, entre elas porque predispõe à obesidade e ao diabetes, que são fatores de risco para o câncer. Além disso, o açúcar também pode fragilizar o sistema imunológico (nosso sistema de defesa), deixando o organismo mais susceptível ao desenvolvimento de câncer e outras doenças.
O açúcar e as crianças: as crianças devem evitar o consumo de açúcar por várias razões, mas, principalmente, pelo fato de que, uma vez ingerido, o açúcar pode interferir nos níveis sanguíneos dos minerais (incluindo o cálcio, que é fundamental para o fortalecimento ósseo). Baixos níveis sanguíneos de cálcio podem fragilizar os ossos e prejudicar o desenvolvimento infantil.
Inúmeras outras doenças podem decorrer do consumo excessivo de açúcar, mas vamos ficar apenas nos exemplos citados.
Qual o açúcar ideal para consumo? Você deve estar curioso para saber como substituir o açúcar no dia a dia. Pois é, o açúcar ideal para consumo é o que está presente nas frutas frescas, frutas secas, suco de frutas, leite, legumes, castanhas. Outras opções saudáveis são os adoçantes naturais, o mel e o melado de cana, sempre em pequenas quantidades. Agora você já pode adoçar a sua receita sem peso na consciência.
Nota: estas e outras informações sobre o açúcar podem ser encontradas no capítulo 16 do livro Comer, Treinar, Dormir, de autoria da Dra. Samira Layaun, que está disponível nas principais livrarias do país e em e-book.
Este texto foi escrito por: Dra. Samira Layaun