Conheça a história da Maratona de Londres

Redação Webrun | Maratona · 28 fev, 2006

Prova reúne todos os anos milhares de corredores (foto: Divulgação onEdition)
Prova reúne todos os anos milhares de corredores (foto: Divulgação onEdition)

O idealizador da Maratona de Londres foi o atleta britânico Chris Brasher. Após ver de perto a Maratona de Nova York, em 1979, Brasher quis levar para os britânicos a mesma sensação e emoção da prova americana, que na época reuniu onze mil pessoas.

Depois de colocar o projeto no papel e conseguir um patrocinador, Brasher realizou a primeira Maratona de Londres no dia 21 de março de 1981. A prova reuniu inicialmente oito mil participantes, destes cerca de seis mil completaram a maratona.

Em 2005, os 42 quilômetros londrinos completaram 25 anos, com a participação de mais de 40 mil pessoas. Para comemorar a data, os organizadores mudaram o tradicional percurso da maratona. O famoso trecho da Torre de Londres desapareceu e no lugar entrou um trecho na rodovia, que garantiu mais rapidez na competição. Com isso os atletas de elite ganharam 45 segundos no tempo total de prova.

Hoje a Maratona de Londres também se destaca por ter muitos inscritos que correm por uma causa. Essas pessoas escolhem uma instituição e arrecadam fundos para esse local. É possível encontrar no site oficial da prova (www.london-marathon.co.ok) uma lista com mais de 20 entidades. Lá o interessado pode escolher instituições que lutam contra algumas doenças, como câncer de próstata ou até locais que defendem os animais.

Recordes – Os atuais recordes da Maratona de Londres pertecem à britânica Paula Radcliffe, com 2h15min25 e ao americano Khalid Khannouchi, em 2h05min38.

Este texto foi escrito por: redação WebRun

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!