Confira como foi a Meia das Cataratas do Iguaçu

Redação Webrun | Meia Maratona · 10 jul, 2007

No último domingo (8) aconteceu no Paraná a primeira edição da Meia Maratona das Cataratas, competição de 21 quilômetros que ocorreu dentro do Nacional do Iguaçu. A vitória entre os homens ficou com Marcelo Vecchi, de Apucarana (PR) e entre as mulheres com Luzia de Souza Pinto, natural de Campo Mourão (PR).

A chuva castigou a competição do começo ao fim, mas o fato de correr ao lado das Cataratas do Iguaçu, com suas volumosas quedas d’agua, não desanimou os competidores. A largada foi dada às 8h e, dos 500 inscritos, 345 homens e 76 mulheres completaram o percurso.

Entre os homens o fundista de 35 anos Elenilson da Silva saiu forte e passou a ditar o ritmo da prova, seguido de perto pelo atleta de 28 anos Claudenir Cardoso. Logo atrás vinha o militar Marcelo Vecchi, que colocou em prática sua estratégia e tomou a ponta no quilômetro 18 para faturar o título com 1h06min59.

Declarações – Na segunda colocação cruzou Claudenir, com 1h07min27 e em terceiro Elenílson com 1h07min27. “Tentei manter o ritmo forte da prova, não queria que eles abrissem muito. Quem treinou mais e fez o melhor trabalho é quem consegue fazer a melhor prova”, ressalta o vencedor. Já o vice-campeão lamenta o erro de estratégia. “Fui um pouco precitado, o Elenilson saiu muito forte, ele está treinando para uma maratona na Europa, e eu optei por ir atrás”.

O terceiro colocado diz que sentiu dores no braço durante a competição, fato que o prejudicou na busca pela vitória. “Com todo respeito que tenho pelos outros competidores, dificilmente perderia essa prova. O problema foi a dor que me tirou da competição”.

Já entre as mulheres Luzia de Souza Pinto não teve problemas para vencer, já que liderou de ponta a ponta e cruzou com 1h17min09. “Tive desvantagem porque não gosto de subidas. Aqui elas nem são tão inclinadas, mas são muito longas. Por outro lado, tive vantagem porque gosto de correr na chuva”, ressalta a atleta de Campo Mourão (PR). Em segundo cruzou a gaúcha Rosa Jussara Barbosa, com 1h21min11, seguida pela carioca Josiane Silva. “É um percurso muito difícil. Fora isso, eu sabia que ganhar da Luzia não seria fácil, ela vem numa fase muito boa”, comenta Josiane.

Quase todos os atletas de ponta ficaram deslumbrados com a paisagem e diminuíram um pouco o ritmo para contemplar a natureza. Luzia disse que na chegada percebeu que não seria ameaçada e esticou um pouco o pescoço, mesma atitude de Claudenir da Silva Cardoso. O único que permaneceu alheio ao visual foi o campeão Marcelo Vecchi.

A 2ª edição da Meia Maratona das Cataratas já está confirmada para dia seis de julho de 2008, novamente nas imediações do Parque Nacional do Iguaçu.

Este texto foi escrito por: Webrun

Tags

Cataratas
 

Redação Webrun

Ver todos os posts

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!